Portugal: Cardeal Tolentino de Mendonça é o enviado especial do Papa Francisco

Iniciativa realiza-se em Braga de 31 de maio a 2 de junho

O cardeal português José Tolentino Mendonça foi hoje nomeado pelo Papa Francisco como “enviado especial” ao V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que decorre em Braga.

A informação consta do boletim diário de informação do Vaticano, emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

“O Santo Padre nomeou sua Eminência reverendíssima o cardeal José Tolentino Mendonça, Perfeito do Dicastério aa a Cultura e Educação, como seu envio Enviado Especial ao V Congresso Eucarístico Nacional em Portugal, que se realiza em Braga de 31 de aio a 2 de junho de 2024”.

Ao final da manhã a Conferência Episcopal Portuguesa emitiu uma nota onde diz ter recebido “com imensa alegria esta nomeação para tão relevante acontecimento na vida da Igreja em Portugal.

José Tolentino Mendonça, nascido em Portugal, é Cardeal da Igreja Católica desde 5 de outubro de 2019, sendo atualmente Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé. Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino Mendonça publicou inúmeros volumes e artigos nos campos teológico e exegético, bem como várias obras poéticas, valendo-se da linguagem literária e filosófica.

O 5.º Congresso Eucarístico Nacional tem como tema: «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão» (Lc 24,35)». Este grande encontro eclesial pretende que nos voltemos para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia. Juntos, vamos consolidar a arte de bem celebrar, o silêncio, a escuta, o canto, a adoração e o maravilhamento da Eucaristia na sua nobre simplicidade e beleza.

 Educris|06.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades