Igreja: D. Fernando Paiva nomeado Bispo de Beja

O Papa Francisco nomeou, hoje, o Padre Fernando Maio de Paiva, sacerdote da Diocese de Setúbal, como Bispo da Diocese de Beja

Numa primeira reação a Conferência Episcopal Portuguesa emitiu uma breve nota onde diz receber "com alegria a nomeação de um novo Bispo", e " congratula-se pela sua nomeação para a Diocese de Beja, desejando-lhe um frutuoso ministério episcopal".

"Em plena preparação para o Ano Santo de 2025, desejamos que D. Fernando possa atender, em espírito de missão e com profundo desejo de renovação eclesial inspirado pelo caminho sinodal que a Igreja está a percorrer, aos desafios pastorais da região que agora lhe é confiada, levando a esta porção do Povo de Deus a verdadeira esperança ancorada em Jesus Cristo", lê-se na missiva.

A D. João Marcos, atual bispo de Beja, e que está prestes a celebrar os 75 anos, a CEP "deixa uma palavra de gratidão a D. João Marcos, que exerceu o seu ministério episcopal na Diocese de Beja ao longo dos últimos dez anos (dois enquanto Bispo coadjutor e oito enquanto Bispo titular)".

Entre a surpresa e o desejo de servir

Na primeira mensagem à diocese, divulgada esta manhã pela Agência ECCLESIA, o bispo eleito de Beja revela o desejo "de a todos conhecer" e pede tempo para que isso aconteça.

"Tenho o desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”.

Até agora vigário-geral da Diocese de Setúbal, D. Fernando Paiva nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira, São Pedro do Sul, na Diocese de Viseu. Mostrando-se "surpreendido pela nomeação", o bispo recém nomeado agradece "a confiança do Papa Francisco" e reafirma a convicção de que hoje, "à luz da sinodalidade”, as comunidades são chamadas a “encontrar, na força do Espírito Santo, os caminhos para viver na verdade e na caridade, anunciando a Boa Nova de Jesus”.

D. Fernando Paiva saúda D. João Marcos e D. António Vitalino, bispos eméritos de Beja, bem como todos os membros das comunidades católicas da diocese, bem como os responsáveis das entidades oficiais.

O novo bispo de Beja mostra-se "disponível" para "trilhar caminhos de entreajuda, na valorização da dignidade da pessoa humana e na promoção do bem comum”.

"Saúdo com afeto todos os que estão doentes, presos, isolados e em qualquer situação de sofrimento e maior vulnerabilidade. Tendes um lugar muito especial no meu coração e na minha oração. Saúdo, por fim, as mulheres e os homens de boa vontade, que residem no vasto território da Diocese de Beja, todos, as crianças, os jovens, os adultos e os de idade mais avançada”.

No final da mensagem D. Fernando Paiva aborda a "feliz coincidência" da sua nomeação acontecer "na proximidade da Solenidade de S. José".

"Descobri, com alegria, que é também o padroeiro da Diocese de Beja, invocado como S. José Operário. Assim, apoiado também nestas boas razões, confio-me e à nossa Diocese de Beja, que está desde já bem presente no meu coração e na minha oração, à proteção de S. José e à intercessão de Nossa Senhora, Mãe da Igreja. Peço humildemente que rezeis por mim e pela missão que me é confiada”, conclui.

Imagem: João Marques/Diocese de Setúbal

Educris|21.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades