Vaticano: Papa recebe universidades católicas e lembra que «a neutralidade é ilusória»

Francisco acolheu os representantes da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), presidida por Isabel Capeloa Gil, nos 100 anos desta federação

O Papa Francisco encontrou hoje com uma delegação da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), e pediu às instituições de ensino a capacidade de “identificar novas fronteiras” na vida da Igreja.

“Gostaria de vos agradecer por este encontro, pelo bem que as universidades, as nossas universidades católicas, fazem e que passa por semear a ciência, a Palavra de Deus e o verdadeiro humanismo”, afirmou.

Aos representantes da FIUC Francisco lembrou que a “identidade católica” como importante, mas destacou “o humanismo que nos faz compreender que o homem tem valores e que estes devem ser respeitados. Acho que isso é o que há de mais bonito”, afirmou.

No discurso entregue aos participantes e divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, pois o Papa revelou-se “com dificuldade em respirar”, Francisco exorta a Federação a ajudar a Igreja a “construir alianças intergeracionais” que deem “resposta eficaz ao grito dos pobres”.

“Ajudai-nos a traduzir culturalmente, numa linguagem aberta às novas gerações e aos novos tempos, a riqueza da inspiração cristã; a identificar as novas fronteiras do pensamento, da ciência e da técnica e a habitá-las com equilíbrio e sabedoria. Ajudai-nos a construir alianças intergeracionais e interculturais no cuidado da casa comum, numa visão de ecologia integral, que dê uma resposta eficaz ao grito da terra e ao grito dos pobres”, apelou.

Num encontro que contou com a presença do cardeal português D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação (Santa Sé) e do patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, magno chanceler da UCP, Francisco lembrou as “raízes” da FIUC e pediu a “audácia do trabalho em rede”.

“Hoje existem quase duas mil Universidades Católicas no mundo. Imaginemos o potencial que se poderia desenvolver de uma colaboração ainda mais eficaz e operacional, fortalecendo o sistema universitário católico. Num tempo de grande fragmentação, devemos ter a audácia de ir contra a corrente globalizante da esperança, da unidade e da harmonia, em vez da indiferença, da polarização e do conflito”, disse.

Voltando à ideia de que a humanidade presencia “a Terceira Guerra Mundial aos pedaços”, o Papa desafiou as universidades católicas a serem “protagonistas na construção da cultura da paz, nas suas múltiplas dimensões que devem ser enfrentadas de forma interdisciplinar”.

“Numa altura em que até a educação se transforma num negócio, e os grandes fundos financeiros sem rosto investem em escolas e universidades como se fosse uma bolsa de valores, as instituições da Igreja devem demonstrar que têm uma natureza diferente e que se movem segundo outra lógica”.

Para o papa as instituições de ensino da Igreja devem ser lugares de onde pulse “uma paixão maior” e se faça notar “uma busca comum da verdade, um horizonte de sentido” onde a “generosidade do amor, por assim dizer, é palpável”.

Citando a filósofa Hanah Arendt e Santo Agostinho, Francisco desejou que as universidades da Igreja vão além da simples atribuição de “títulos académicos”, mas que sejam capazes de “despertar e preservar em cada pessoa o desejo de ser”.

“Não basta desenhar carreiras competitivas, é preciso promover a descoberta de vocações fecundas, inspirar caminhos de vida autêntica e integrar a contribuição de cada pessoa na dinâmica criativa da comunidade”.

No final do discurso escrito o papa abordou os desafios da “inteligência artificial” e destacou a importância de uma verdadeira “inteligência espiritual, sem a qual o homem permanece um estranho para si mesmo”.

“Não permitais que uma universidade católica se limite a replicar os muros típicos da sociedade em que vivemos: os da desigualdade, da desumanização, da intolerância e da indiferença, de tantos modelos que procuram reforçar o individualismo e não investem na fraternidade”, concluiu.

Imagem: Vatican Media

Educris|19.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades