Braga: Workshop reflete acerca dos «Abusos de Poder e de Consciência»

Iniciativa realiza-se na Aula Magna Padre António Freire

«Ultrapassar a Ponta do Iceberg: Abusos de Poder e de Consciência» é o tema do workshop que a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga, acolhe no próximo dia 22 de janeiro.

“O risco de um iceberg para os marinheiros é o facto de mal se conseguir ver a sua ponta, que é a única parte do iceberg visível fora do oceano. Da mesma forma, os abusos sexuais na Igreja são apenas a ponta de uma massa de gelo ainda maior, mas menos visível: os abusos de poder e de consciência, no seio de comunidades religiosas e comunidades eclesiais em geral, e em geral nas relações interpessoais em contextos eclesiais ou não”, advertem em comunicado.

No encontro, dinamizado pela Arquidiocese de Braga, através da Comissão de Proteção e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga e pela FFCS da UCP – Braga, pretende “abordar esta realidade complexa, conhecer alguns dos elementos que a constituem e sugerir chaves úteis para reconhecer dinâmicas abusivas na forma como nos relacionamos uns com os outros”.

Ianire Angulo Ordorika, professora de teologia na Faculdade de Teologia da Universidade de Loyola, Campus de Granada, Espanha, é a convidada da sessão que tem início às 15h00.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente através do deste LINK

Imagem: Arquivo Educris

Educris|16.01.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades