Braga: Universidade Católica acolhe V Congresso Internacional de Pedagogia

Iniciativa realiza-se de 18 a 20 de janeiro de 2024

«Educação e Cultura de Paz: Memória, Verdade e Perdão» é o tema V Congresso Internacional de Pedagogia que a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) acolhe entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2024.

“Este Congresso pretende ser “um espaço de reflexão e partilha de ideias e experiências capazes de contribuírem para um aprofundamento dos caminhos conducentes a uma sociedade mais pacífica e harmoniosa”, afirma a instituição em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Numa conjuntura “marcada por fortes conflitos militares, sociais, religiosos e políticos, bem como pela crescente onda de migrantes e refugiados”, os organizadores consideram ser fundamental “um pensamento profundo sobre o papel motriz da educação para o entendimento e a boa relação entre pessoas e povos. Esta dimensão implica, pelo menos, os três grandes vetores que constituem as linhas de força deste congresso: (a) memória; (b) verdade e (c) perdão”, reforça a instituição.

Aberto a destinatários académicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares e todos os interessados na temática da Educação e Cultura de Paz, a iniciativa desafia os interessados a “apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do congresso, nas áreas referidas”.

O Congresso conta com as conferências plenárias de Laborinho Lúcio – “Direitos Humanos, Convivência e Caminho para a Paz" e de Izaskun Sáez de la Fuente (Universidad de Deusto) - "Contribuiciones de los Diálogos entre Historia y Memoria a la Reconciliación".

A reflexão faz-se a partir de 3 painéis (‘O Dever da Memória’; ‘A Abertura à Verdade’; ‘O Caminho do Perdão’) e de múltiplas comunicações de autores nacionais e internacionais das áreas da filosofia, teologia, direito, política, entre outras.

A iniciativa é do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Revista Brotéria - Cristianismo e Cultura.

Educris|15.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades