Igreja: Grupo Vita apresenta manual com 10 mandamentos de prevenção dos abusos

Grupo independente apresenta hoje relatório dos primeiros seis meses de atividade

O Grupo Vita apresenta hoje um manual de prevenção da violência sexual no contexto da Igreja Católica sente em “10 mandamentos”, adiantou à agência LUSA Rute Agulhas, coordenadora da estrutura do grupo independente.

Pelas 15h30 de hoje, em conferência de imprensa em Lisboa, vai ser apresentado o “balanço dos seis primeiros meses de trabalho” e apresentado o «Manual de Prevenção de Violência Sexual Contra Crianças e Adultos vulneráveis no Contexto da Igreja Católica em Portugal».

Para a responsável é preciso aumentar o conhecimento neste domínio pos “sabemos muito sobre violência sexual em geral, mas sabemos pouco sobre a violência sexual neste contexto específico da Igreja. É preciso conhecer melhor as especificidades neste contexto”, reforçou à agência noticiosa.

Sob o mote «Conhecer, prevenir, agir – Para uma cultura de cuidado e proteção» o novo documento orientador resulta de uma reflexão conjunta dos grupos executivo e consultivo, da experiência profissional nesta área e de uma extensa revisão da literatura existente sobre violência sexual.

Segundo Rute Agulhas, entre os 10 mandamentos estão a importância de quebrar o tabu; a importância de criar ambientes seguros e protetores através de códigos de conduta e boas práticas; a definição de políticas e canais de denúncia; e saber escutar as vítimas.

Em julho passado, e numa reunião com responsáveis da Catequese e da Educação Moral e Religiosa Católica, Rute Agulhas tinha pedido aos docentes uma especial atenção no cuidado e na antecipação de situações destacando o seu papel na escola.

“Sabemos que muitas crianças vão ter convosco e é importante que estejam capacitados e que saibam o que fazer. O nosso trabalho é a de vos ajudar a trabalhar com as crianças e os jovens para que percebam o que é o abuso e como apoiar”, afirmou na ocasião.

Criado em abril, no âmbito da Conferência Episcopal Portuguesa, assume-se como uma estrutura isenta, autónoma e independente e visa acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica.

Já em outubro deste ano, e numa formação para os docentes de EMRC em Lisboa Joana Alexandre, do Grupo Vita, apresentou os dados preliminares do inquérito lançado aos professores de EMRC de todo o país.

“Destaco que 55% afirmam ter conhecimentos nesta matéria e 76% sentem-se confortáveis a abordar estas questões. Mais de 80% aborda os temas dos abusos nas suas aulas de maneira esporádica”, desenvolveu.

O Grupo Vita surgiu na sequência do trabalho da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, que ao longo de quase um ano validou 512 testemunhos de casos ocorridos entre 1950 e 2022.

Educris|12.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades