Açores: Instituto Católico de Cultura promove tertúlia sobre a carta encíclica «Fé e Razão»

Iniciativa assinala, o próximo dia 12 de dezembro, o 25º aniversário da Encíclica do Papa São João Paulo II

O Instituto Católico de Cultura, em parceria com o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, promove, amanhã, uma tertúlia em torno da Carta Encíclica «Razão e Fé».

A iniciativa que conta com a análise de José Luís Brandão da Luz, professor Catedrático Jubilado da Universidade dos Açores, e moderação de Carmo Rodeia, inicia-se pelas 18h30 no Coro Alto do Convento da Esperança, em Ponta Delgada.

«Fides Et Ratio» [A Fé a Razão] é uma Carta Encíclica publicada por São João Paulo II a 16 de setembro de 1998 e tem como centro o tema da verdade na relação entre a Fé e a ciência.

“A encíclica começa por falar do desejo espontâneo em todo o homem de conhecer a verdade, ao mesmo tempo que apresenta a fé e a razão com a sugestiva imagem de duas asas que o podem elevar até ela”, aponta José Luís Brandão da Luz.

Para o catedrático jubilado “a ideia de homem capaz de dominar o mundo, manipulando-o e criando-o à medida, sem o labor operativo da razão, mas pelas virtuosidades da inteligência artificial, confrontou-se com a dura fragilidade do eclodir da pandemia, que ainda nos aflige, e os conflitos que devastam a humanidade e ameaçam a Europa”.

“No apogeu das crises, sem dispor de algoritmos que as detivessem, veio ao de cima a ancestral ideia de que as luzes que poderão iluminar o futuro do mundo estão para além dos algoritmos e de uma racionalidade apoiada apenas na potencialidade discursiva dos seus quadros operativos”, desenvolve.

Licenciado e doutorado em Filosofia José Luís Brandão da Luz é professor catedrático aposentado da Universidade dos Açores, onde foi vice-reitor. É membro da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e do Instituto Cultural de Ponta Delgada.

A entrada é livre.

Imagem: PQ

Educris|11.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades