Santuário vai «descodificar Fátima» em curso online

Quatro sessões apresentam oito temas sobre a história e a mensagem de Fátima

O Santuário de Fátima promove, nas quartas-feiras de janeiro de 2024, A III edição do seminário online «Descodificar Fátima», com início a 10 de janeiro de 2023.

A iniciativa, promovida pelo Departamento de Estudos daquele santuário mariano, vai ser dinamizado por Marco Daniel Duarte, e pretende ajudar a compreender “um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade”.

“Queremos convocar diferentes perspetivas de abordagem, e apresentar alguns dos temas que constituem o fenómeno de Fátima e o deixam perceber como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade”, revela a organização.

«As icónicas procissões do Santuário de Fátima: sobre a luz, sobre o silêncio, sobre o adeus» é o primeiro tema, a ser analisado a 10 de janeiro pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas. Ainda neste dia  Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF) apresenta o tema «Capelinha das Aparições: do interior ao alargamento do espaço».

Uma semana depois, e sempre entre as 21h15 e 22h15, Sónia Vazão, do DESF, percorrerá aqueles que foram «Os dias de Jacinta Marto em Lisboa». Segue-se um programa «iconográfico e iconológico sobre o sacrário da Basílica de Nossa Senhora do Rosário», a cargo de Marco Daniel Duarte.

No penúltimo dia do seminário, a 24 de janeiro, André Melícias apresenta uma síntese sobre o «Livro de honra do Santuário de Fátima» e Marco Daniel Duarte também dará a conhecer a «Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos».

Na última sessão, a 31 de janeiro, o curso encerra com os temas «Conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima», e «Memórias de Lúcia de Jesus: best-seller da literatura religiosa contemporânea».

De acordo com o Departamento de Estudos a proposta formativa dirige-se a “a investigadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Sociais; a professores do ensino básico e secundário, das áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica; e a formadores, catequistas e outros agentes pastorais".

As inscrições para este curso online decorrem pela ordem de chegada, mediante o pagamento da taxa de inscrição de 20 euros. Aos participantes que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso, receberão um certificado de participação.

Educris|06.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades