Educação: «Vale a pena ser professor hoje?» é tema de reflexão na Fundação Maria Ulrich

Iniciativa realiza-se a 27 de novembro e analisa desafios à profissão docente

A Fundação Maria Ulrich promove o “diálogo sobre os desafios ao ‘ser professor hoje’ numa altura em que as “soluções simplistas são insuficientes”.

“Vivemos um tempo em que é fundamental interrogarmo-nos sobre a missão do professor em pleno século XXI. A inteligência artificial traz inovações e possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento que nunca tinham sido sequer pensadas”, revela a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Numa altura em que “encontrar e contratar” um professor é “árdua tarefa” em todas as escolas, a iniciativa quer aprofundar o impacto do “esvaziamento dos currículos e dos essenciais da educação para a lógica das competências, das atitudes e dos valores”.

“Superámos já a visão do professor-conhecedor. São carreiras mal pagas, os contextos escolares são cada vez mais adversos, as exigências de formação são desadequadas e os mecanismos estão obsoletos… Tudo isto tem alguma coisa de verdadeiro, mas não pode ser apenas um problema do sistema”, desenvolve a missiva.

Estas e outras interrogações são ser analisadas no próximo dia 27 de novembro, na sede da Fundação Maria Ulrich, em Lisboa, a partir das 19h00, com a presença de Catarina Almeida, diretora geral da Fundação e Isabel Almeida de Castro, reitora do Colégio de São Tomás.

A entrada é livre.

Educris|22.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades