Educação: Seminário «Pensar a Educação» apresenta obra de Pavel Florensky

Brotéria organiza iniciativa na próxima terça-feira, dia 7 de novembro

O Seminário «Pensar a Educação», vai analisar a «carta sobre educação» do intelectual russo Pavel Alexandrovich Florensky, morto num gulag russo em 1937.

“O que desejará um pai para o percurso de estudo dos seus filhos? E o que lhes diria sobre as dificuldades que — inevitavelmente — se encontra na dinâmica do conhecimento?  E sobre tudo isto, o que diria um pai detido num gulag em 1933?”, interrogam os organizadores.

A partir da obra de Pavel Alexandrovich Florensky (1882 – 1937), intelectual russo, mártir da primeira metade do século XX, a iniciativa apresenta “uma reflexão sobre o seu pensamento a partir de uma simples carta pode oferecer imensas possibilidades a pais, educadoras e professores”.

“Queremos, neste seminário, discutir temas ligados com educação, através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros. Nestes encontros, pretende-se abrir um espaço de reflexão e diálogo sobre educação e assuntos relacionados, partindo de textos clássicos e contemporâneos, mais e menos conhecidos”, explica a nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Considerado o “Leonardo Da Vinci da Rússia”, Pavel Alexandrovich Florensky destacou-se como matemático, físico, teólogo, filósofo, artista, sacerdote ortodoxo e pai de quatro filhos.

Perseguido pelo regime, durante a sua prisão, escreveu inúmeras cartas à sua família.

“Numa destas, escreve à filha Olechka o que poderíamos chamar uma sistematização da sua abordagem à complexidade do real e do seu conhecimento em profundidade, mantendo um olhar simples e límpido”, acrescentam.

Organizado pela revista Brotéria, da Companhia de Jesus em Portugal, e com o apoio da Fundação Amélia de Mello, a iniciativa vai contar com a orientação de Catarina Almeida, da Fundação Maria Ulrich, no próximo dia 7 de novembro a partir das 19h00.

A entrada é livre nas instalações da Brotéria, em Lisboa.

Imagem: Brotéria

Educris|02.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades