Laudate Deum: Guimarães promove debate sobre a nova exortação do Papa Francisco

Igreja de São Francisco acolhe, a 27 de outubro, a iniciativa

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco vai promover, na Igreja de São Francisco, em Guimarães, uma apresentação/ debate da Exortação Apostólica «Laudate Deum».

A teóloga Isabel Varanda e o arquiteto Filipe Fontes, analisam o “grito do Papa Francisco por uma resposta à crise climátiva”, publicada a 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis e quando se assinalam os oito anos da publicação da Enciclica Laudato Si’, com moderação do sociólogo Esser Jorge Silva.

“Com estes ilustres convidados, queremos trazer à nossa reflexão diferentes visões sobre a Laudate Deum. Uma carta que surge na continuidade da encíclica Laudato si (Louvado Sejas) de 2015. Em 6 capítulos e 73 parágrafos, olhando para a COP28 no Dubai daqui a dois meses, o sucessor de Pedro faz um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, porque o mundo ‘está a desmoronar e talvez aproximar-se de um ponto de rutura’. É um dos ‘maiores desafios que a sociedade e a comunidade global enfrentam’, ‘os efeitos das alterações climáticas recaem sobre as pessoas mais vulneráveis’”, afirma a nota dos organizadores enviada ao EDUCRIS.

A partir das 21h30 do dia 27 de outubro vai ser possível aprofundar o olhar e o conhecimento sobre uma obra que “não nos tranquiliza, porque nos responsabiliza a todos a cuidar da nossa ‘irmã terra’, a partir de gestos muito concretos no nosso dia-a-dia”, completam.

A entrada é livre.

Educris|11.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades