Braga/Carlo Acutis: «Este é um jovem semelhante a muitos de vós», D. Jorge Ortiga

Entronização da relíquia do beato Carlo Acutis aconteceu no passado domingo na Arquidiocese de Braga

D. Jorge Ortiga, arcebispo emérito de Braga, presidiu, no passado domingo à entronização da relíquia do conhecido “santo da internet”, na paróquia de Duas Igrejas, em Vila Verde, arquidiocese de Braga.

Perante uma assembleia que encheu por completo a Igreja local o prelado destacou alguns episódios da vida do jovem italiano, e recordou uma recente visita a Assis onde rezou diante do seu corpo incorrupto.

“Em Assis, ainda recentemente, vi um jovem como estou a ver muitos de vós, de jeans, ténis, camisola de desporto, mas tinha uma particularidade, que além da paixão pelos computadores, era amante da Eucaristia, rezava o terço, ia a missa diariamente e era amigo dos pobres”.

Acompanhado pelo pároco da freguesia minhota, padre Manuel Rodrigues e pelo padre Rui Araújo, que acompanhou um grupo de jovens de Arco do Baúlhe, arciprestado de Cabeceiras de Basto, D. Jorge Ortiga desejou que “que esta relíquia, assim como as imagens dos santos, não seja apenas objetos nas igrejas”.

“É preciso parar e olhar para a relíquia e pensar que ali está cabelo de um jovem que é beato porque a sua intercessão resultou em milagres, e ao olhar para a relíquia lembremos da vida santa que ele escolheu e viveu”, reforçou.

A relíquia de primeiro grau foi entronizada na Igreja após a comunhão e permaneceu no Altar da Igreja para veneração dos fiéis.

A celebração contou com a presença de devotos de vários pontos do país, como Lisboa, Caminha, Guimarães, Santa Maria da Feira, Porto, Maia, Braga, Ponte de Lima, Cabeceiras de Basto, Famalicão, Barcelos, Valongo, Arcos de Valdevez, Póvoa de Lanhoso, entre outros.

“Muitos grupos de jovens de várias paróquias e agrupamentos de Escuteiros marcaram presença e quiseram associar-se a este momento, em particular, estar diante de uma relíquia de um jovem que eles seguem e que é patrono da Jornada Mundial da Juventude Lisboa”, informa um comunicado enviado ao EDUCRIS.

Durante a manhã, que antecedeu a cerimónia, a organização promoveu um encontro, com mais de uma centena de crianças, que deu a conhecer a vida e obra de Carlo Acutis. Os jovens assistiram a um vídeo que a mãe do Carlo Acutis, Antónia, enviou propositadamente para esta cerimónia de entronização.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades