Lisboa: «Conferências de maio» dão a conhecer «quatro legados para o século XXI»

Aristides de Sousa Mendes, Pintasilgo, Bruto da Costa e Manuela Silva são as vidas inspiradoras dadas a conhecer numa iniciativa do Centro de Reflexão Cristã

As «Conferências de maio» estão de volta numa proposta do Centro de Reflexão Cristã (CRC) que quer, no presente ano, refletir sobre «Fé cristã, profecia e cidadania: quatro legados para o século XXI».

“As «Conferências de maio» sinalizam o percurso de quatro cristãos que, motivados pela sua fé e pela sua relação com Jesus Cristo e com o Deus de Jesus Cristo, foram cada um(a) do seu jeito e nas suas circunstâncias, profetas, tornando presente dimensões fundamentais do Evangelho, e cujo legado pode ser muito inspirador para as jovens gerações que se interrogam sobre o que é ser cristão hoje”, revela a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A primeira conferência realiza-se a 2 de maio, no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, e conta com a presença e reflexão de António Moncada Sousa Mendes, Cláudia Ninhos e Filipe Rodrigues OP, para analisar a vida e o testemunho de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus no período da II Guerra Mundial.

“Aristides de Sousa Mendes: perante o drama dos refugiados que fugiam à frente dos exércitos de Hitler, entre deixar esses homens mulheres e crianças à sua sorte como o recomendaria a sua carreira e a salvaguarda do bem-estar da sua numerosa família, preferiu obedecer a Deus do que aos homens e procurou salvar todos os que encontrou no seu caminho”, desenvolve a missiva.

Maria de Lourdes Pintasilgo, única mulher até hoje a desempenhar o cargo de primeira-ministra em Portugal, é o segundo nome em análise numa conferência que acontece a 11 de maio e que conta com a análise de Guilherme d'Oliveira Martins, Marília Rosado Carrilho e Teresa Fragoso para analisar uma cristã que “cultivou uma cumplicidade refletida sobre os novos movimentos feministas”, sempre “a partir de uma vivência cristã partilhada em comunidade, no GRAAL, que alimentou a  esperança de reinventar a Igreja”, através de uma autêntica “ética de cuidado”.

A 17 de maio o economista Carlos Farinha Rodrigues, psicóloga Margarida Bruto da Costa e o investigador Pedro Silva Rei analisam a vida e obra de Alfredo Bruto da Costa.

“Grande pensador, guiado pelos valores da doutrina social da Igreja, como o bem comum, a destinação universal dos bens, a função social da propriedade, não se ficou pela afirmação de grandes princípios, trabalhou em concreto por incluir os excluídos e pelo combate à pobreza, não hesitando em assumir responsabilidades políticas para ser mais eficaz na concretização dos valores que o mobilizavam”, explicita.

O ciclo encerra a 24 de maio com a reflexão a aprofundar o legado de Manuela Silva, e que conta com a intervenção de Fernando Gomes da Silva, Rita Veiga, Maria Luísa Ribeiro Ferreira.

“Quando se aproxima a realização da Jornada Mundial da Juventude 2023, o CRC-Centro de Reflexão Cristã partilha quatro legados, como um contributo para os jovens que pretendam construir a sua identidade cristã numa leitura dos sinais dos tempos”, completa.

Todas as «Conferências de maio» tem início às 18h30 na sede do Centro Nacional de Cultura, em Lisboa. Os legados inspiradores de Aristides, Pintasilgo, Bruto da Costa e Manuela Silva são tema das Conferências de Maio do Centro de Reflexão Cristã.

Educris|28.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades