Igreja realiza «Jornada Nacional de Oração pelas vítimas de abusos»

Bispos portugueses celebram eucaristia, em Fátima, com pedido reforçado de perdão

Assinala-se hoje, por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a «Jornada Nacional de Oração pelas vítimas de abusos, de poder e de consciência na Igreja».

“No momento doloroso, mas também de purificação e conversão em que agora nos encontramos, continuamos apostados no caminho que a Igreja tem vindo a percorrer para que os ambientes eclesiais sejam cada vez mais seguros para as crianças, jovens e adultos vulneráveis, e para que os crimes cometidos no passado possam ser reparados, na medida do possível, e não voltem a acontecer”, afirmou, na passada segunda-feira, D. José Ornelas, presidente da CEP.

Os bispos portugueses, reunidos Fátima na 206º Assembleia Plenária, celebram hoje a eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, pelas 11h00, fazendo memória das vítimas, e percorrendo um “caminho para a implementação de uma verdadeira cultura de proteção e cuidado dos mais frágeis”.

D. José Ornelas pediu, na passa segunda-feira, “a todo o clero e fiéis que se unam à eucaristia” para a qual foi criada um texto especial como Oração Universal onde se pede pelas “pessoas que foram vítimas de qualquer espécie de abusos, para que encontrem em Cristo ressuscitado a cura das suas feridas e a coragem para uma vida nova”, e se recordam os “familiares e amigos que acompanham as vítimas de abusos, para que sejam uma presença de conforto e de ambiente seguro, e ajudem na recuperação da dignidade humana”.

A Assembleia Plenária da CEP, que ainda decorre em Fátima, já elegeu os diferentes presidentes das Comissões Episcopais, e reconduziu D. José Ornelas como presidente da CEP.

A ordem de trabalhos aponta para a aprovação da constituição de um Grupo de Acompanhamento das vítimas, que será liderado pela psicóloga Rute Agulhas, e que será a continuidade do trabalho efetuado pela Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa.

Educris|20.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades