Publicações: «O acólito, ministério da comunidade» é proposta do Serviço Nacional de Acólitos

Novo recurso quer "ajudar às formação contínua dos acólitos de todo o país"

O Serviço Nacional de Acólitos (SNA), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), acaba de publicar a obra «O Acólito: Ministério na Comunidade». Este novo subsídio quer ser um contributo válido "trabalho aos grupos das diferentes comunidades para que possam ter material de reflexão, estudo e oração e assim ajudar na formação contínua dos acólitos, bem como na sua espiritualidade".

"Quisemos reunir num único volume um conjunto de textos, como a Carta que o Papa Francisco escreveu aos acólitos portugueses por ocasião da 25ª Peregrinação Nacional a Fátima, mas também a Nota que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou por essa ocasião e a homilia da 25ª Peregrinação Nacional de Acólitos, proferida pelo Senhor Cardeal D. Jean-Calude Holerich, Arcebispo do Luxemburgo e Presidente do Coetus Internationalis Ministrantium, para que cada acólito possa aprofundar o seu conhecimento sobre este ministério que é serviço a Cristo e aos irmão no altar e na liturgia de cada dia", explica o Secretariado Nacional de Liturgia em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

No novo recurso é ainda possível refletir sobre "uma síntese histórica e pastoral sobre os acólitos feita por vários elementos do Serviço Nacional de Acólitos" e "outros elementos que ajudam os acólitos a aprofundar a sua espiritualidade, quer através do conhecimento dos patronos, São Francisco Marto e São Tarcísio, de modo a poderem aprofundar a sua espiritualidade" completa.

No prefácio da obra, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP lembra que "servir ao altar é servir a Cristo e aos irmãos, não só na celebração litúrgica, mas na liturgia da vida de cada dia. Servi a Cristo na Família, na Paróquia, na Escola, nos mais pobres, nos mais idosos, nos doentes, ou melhor a todos os que precisarem de vós".

De acordo com o prelado "o sacramento do Altar leva-nos ao sacramento do irmão, isto é, a Missa leva à Missão", e por isso é bom que " a Igreja presente em Portugal, em cada uma das nossas Dioceses" se alegre "com a vossa juventude e entusiasmo no serviço da Liturgia”, completa.

Educris|18.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades