Igreja: Bispos portugueses realizam Assembleia Plenária, em Fátima

Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa elege novo presidente numa reunião de 17 a 20 de abril

A 206ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) acontece entre os dias 17 e 20 de abril, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima. 

No encontro decorrem as eleições dos órgãos da CEP, nomeadamente para a Presidência e Conselho Permanente, para Presidentes das Comissões Episcopais e Delegados da CEP (Vida Consagrada e COMECE).

Durante os tabalhos os bispos de Portugal vão analisar a realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, o andamento dos trabalhos do Sínodo 2021-2024 e a questão da proteção de menores e adultos vulneráveis.

A sessão de abertura será na Casa Nossa Senhora das Dores, às 16h00, presidida por D. José Ornelas, presidente da CEP e bispo de Leiria-Fátima.

A 20 de abril, os participantes da Assembleia Plenária vão celebrar, na Basílica da Santíssima Trindade em Fátima, uma eucaristia associada "ao contexto da jornada nacional de oração pelas vítimas de 'abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja' (Papa Francisco)”, a partir das 11h00.

Da parte da tarde, e com início às 15h00, decorre a Conferência de Imprensa de encerramento, no Centro Pastoral Paulo VI, onde se espera um comunicado final e havreá um espaço de perguntas para a imprensa.

Educris|16.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades