Educação: Congresso Internacional reflete sobre «Espiritualidade e Mística»

Iniciativa decorre em Braga e conta com a participação de D. José Cordeiro, José Eduardo Franco, D. Carlos Azevedo e o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Braga acolhe, de 24 a 27 de abril de 2024, o I Congresso Internacional de Espiritualidade e Mística numa iniciativa que quer “aprofundar o desejo profundo do ser humano sobre a vida e sobre o futuro”.

“Vivemos, hoje, num tempo de contradições, de enormes desafios e, simultaneamente, de desejo de uma reflexão profunda sobre o humano, sobre a vida e sobre o futuro, a par de uma certa ânsia de reaprender a viver”, explica a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Organizado pelo Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC) e pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), a iniciativa quer abordar “o tema da espiritualidade e da mística”, e conta com “vários especialistas” para “oferecer a todos os que no congresso participarem uma reflexão atualizada sobre as diversas vertentes que envolvem estes dois domínios”.

“Temos assistido ao crescente processo de secularização, enquanto nos deparamos, paralelamente, com uma gradual afirmação do valor da espiritualidade e da mística, não apenas por parte das pessoas, em particular, mas também por parte das diversas ciências”.

Dando conta dos “numerosos estudos, que têm vindo a ser editados pelas áreas da Medicina, da Psicologia, da Gestão, da Teologia, da História, da Sociologia, das Ciências da Religião, da Filosofia, entre outros” que “têm demonstrado como a dimensão espiritual é crucial para o humano”, os proponentes querem destacar “a importância indiscutível que atualmente se atribui quer à espiritualidade, quer à mística, quando falamos de diálogo inter-religioso, entendendo-se a linguagem destas duas dimensões humanas como um dos elementos mais favorável ao diálogo”.

“Na verdade, o humano é sempre um ser inquieto à busca das respostas com sentido; respostas estas que possam clarificar as inúmeras perguntas sobre a sua existência, sobre a vida para além da morte, sobre o que o rodeia e o transcendente, sobre a existência do divino. Viver experiências de limite e buscar incessantemente o não-limite são condições naturais do ser humano”, completam.

Com um vasto programa a iniciativa decorre na Colunata Eventos, no Bom Jesus do Monte, em Braga.

As inscrições decorrem AQUI

Educris|11.04.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades