Açores: VI Jornada de Teologia assinala «500 anos de diocese»

Iniciativa vai analisar, a partir dos arquivos locais, a história da Igreja Açoriana

«A Igreja nos Açores a caminho dos 500 anos» é o tema da sexta edição das Jornadas de Teologia dos Açores. Promovida pelo Seminário Episcopal de Angra, a iniciativa vai contar com a participação de José Pedro Paiva e Paolo Asolan, professores da universidade de Coimbra e da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e que vão dar o seu contributo, como especialistas no estudo de Arquivos, às Jornadas.

«Contributos para uma história da diocese de Angra: experiências passadas e possibilidades futuras» é o tema da primeira conferência que se realiza a 2 de março, pelas 20h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. A 3 de março a biblioteca pública e arquivo Luís Silva Ribeiro, acolhe, a partir das 9h30, uma mesa-redonda sobre "Os arquivos religiosos", e que vai contar com as intervenções de Rute Gregório, Diretora do Serviço dos Bens Culturais da Igreja, em Angra, Nuno Estevão Ferreira, professor e membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP), Carlos Lobão, doutor em História contemporânea e investigador no CHAM Açores e José Avelino, investigador.

Segue-se uma visita guiada ao Arquivo da Mitra e a intervenção de Luís Carlos do Amaral sobre o tema «Da preservação dos documentos eclesiásticos à construção da memória pessoal e coletiva».

Os trabalhos reiniciam a 24 de março, às 20h00, no pequeno Auditório do Centro de Congressos de Angra do Heroísmo, para o lançamento da Revista do Seminário «Fórum Teológico XXI, volume V». Segue-se nova conferência, desta feita por Paulo Asolan, que abordará o tema «Desafios da Pastoral diocesana no mundo de hoje».

A 25 de março, pelas 9h30, Eduardo Ferraz da Rosa traz à reflexão o tema «Cristianismo, Razão e Crença: a filosofia na Teologia e na Pastoral da Fé». Segue-se, pelas 11h00, nova conferência subordinada ao tema «A força evangelizadora da piedade popular».

As Jornadas de Teologia terminam com a intervenção e participação do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia em [email protected] 

Educris|01.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades