Portugal: «O amor que transforma» é o tema Semana Nacional da Cáritas

Peditório nacional é central numa rede que apoia mais de 120 mil pessoas em Portugal

Nos próximos dias 5 a 12 de março, a rede nacional Cáritas celebra a Semana Nacional Cáritas com o mote “O Amor que Transforma”. A iniciativa, que reúne toda a rede Cáritas em Portugal, pretende "dar visibilidade à ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda".

"A rede nacional Cáritas desenvolve atividade e projetos com vista ao bem-estar e integração das pessoas com multifragilidades, adequando as prioridades às necessidades locais. As principais áreas de intervenção da rede nacional Cáritas são: inserção social e empregabilidade; resposta a necessidades básicas; pagamento de despesas de emergência; acompanhamento a vítimas e pessoas vulneráveis; integração de migrantes e refugiados", lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Durante uma semana os voluntários e amigos da rede Cáritas realizam em todo o país, o peditório anual, esperando o contributo de todos os portugueses numa expressão de solidariedade".

"Estamos empenhados em dar esperança, promovendo a proximidade e a dignidade de todos aqueles a quem servimos. Esta é a nossa missão e a força da nossa identidade que não nos permite desistir. Para isto, trabalham todos os dias os muitos voluntários, colaboradores e dirigentes e este é também o momento de celebrar esse seu empenho e de agradecer" aponta Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.

O peditório nacional decorre, também, em formato online, numa campanha que reforça a "importância do apoio ao nosso trabalho" numa altura de grande "fragilidade para as famílias portuguesas".

Anualmente a Cáritas apoia cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país. A nível nacional existem dois programas de apoio à rede: Inverter a Curva da Pobreza e Prioridade às Crianças. Através destes programas a Cáritas Portuguesa reforça a ação da rede nacional na resposta a situações especificas que implicam, nomeadamente, a atribuição de vales de alimentos e bens essenciais e o pagamento de despesas urgentes relacionadas com a habitação, saúde e educação, por exemplo.

A instituição dá conta de que no seu conjunto, e em 2022, soment  estes dois programas apoiaram mais de 7.500 pessoas e cerca de 150 crianças.

"No atual contexto podemos dizer que o desemprego, baixos rendimentos e reformas insuficientes são as principais causas que levam a solicitar apoio à rede Cáritas. As despesas relacionadas com a habitação (rendas, eletricidade, água e gás) e despesas relacionadas com a saúde são os motivos de maior fragilidade das famílias em Portugal", completam.

Educris|28.02.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades