Patriarcado de Lisboa celebra Missa de sufrágio por Bento XVI

D. Manuel Clemente destacou "grande legado de lucidez e clareza" do Papa emérito

O Cardeal-Patriarca de Lisboa celebra hoje, pelas 19h00, na Sé Patriarcal de Lisboa, uma eucaristia de "sufrágio pelo papa Bento XVI", que faleceu neste sábado, no Vaticano, com 95 anos de idade.

D. Manuel Clemente convida os fiéis de Lisboa a participar "nesta celebração" de ação de graças e lembra o grande legado do emérito que deixou o cargo em 2013.

"Bento XVI deixa-nos um grande legado, do qual destaco, primeiro, a lucidez com que seguia todos os debates culturais e religiosos e a clareza com que se pronunciava a seu propósito, oralmente ou por escrito, com crentes ou não crentes".

Para o Patriarca de Lisboa Bento XVI deixa "um legado de inteligência, determinação e liberdade", assente na "determinação com que levou por diante a vida interna da Igreja e com que decidiu resignar", e no modo como apontou sempre à "centralidade que sempre deu à Pessoa de Jesus Cristo, como fulcro e norma da fé da Igreja, bem como nas suas fecundas considerações sobre o amor e a caridade".

Cerimónias no Vaticano com representação portuguesa

Entretanto, no Vaticano, o corpo do Papa Bento XVI foi hoje transladado para a basílica de São Pedro, onde são esperados milhares de pessoas para uma última homenagem e veneração.

O funeral, que vai ser presidido pelo Papa Francisco, na praça de São Pedro, está agendado para o dia 5 de janeiro, pelas 09h30 (hora de Roma, menos uma hora em Lisboa, e duas horas em Ponta Delgada).

Nas cerimónias fúnebres marcam presença, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o presidente da CEP, D. José Ornelas e os cardeais D. Manuel Clemente e D. António Marto, que se juntam a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. José Tolentino Mendonça, já em Roma.

Imagem: Patriarcado de Lisboa

Educris|01.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades