Formação: Simpósio vai refletir sobre «Afetividade, Sexualidade e identidade Pessoal»

Iniciativa realiza-se a 28 e 29 de janeiro de 2023, em Coimbra

«Lugares da Afetividade e da Sexualidade na Configuração da Identidade Pessoal» é o tema do Simpósio organizado pela equipado Projeto ‘Entre Linhas. A sexualidade humana: entre a natureza, a cultura e a liberdade’’ do Corpo Nacional de Escutas.

A iniciativa, que se realiza no próximo mês de janeiro, em Cimbra, pretende “contribuir para o desenvolvimento da reflexão acerca dos ‘Lugares da afetividade e da sexualidade na configuração da identidade pessoal’”, explica a equipa do Projeto em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

“Este simpósio pretende ser uma oportunidade para consolidar o trabalho desenvolvido ao longo do ‘Projeto Entre Linhas’ e criar espaços de diálogo e partilha nos contextos social, escutista, eclesial e académico”, lê-se.

A iniciativa, do Corpo Nacional de Escutas, conta com o apoio da Fundação Porticus e tem como parceiros a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Movimento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo – Região Europa Mediterrâneo.

O projeto ‘Entre Linhas’ surge para “capacitar os dirigentes a pensarem e agirem, no contexto da educação, sobre a afetividade e sexualidade humanas”, num trabalho “cada vez mais consciente e profundo de transformação social e aprofundamento da fé cristã entre os jovens”.

Os escuteiros portugueses querem “ser dínamo de pensamento e ação da Igreja sobre o tema da Afetividade e Sexualidade Humanas” e propor “novos espaços de formação e reflexão em diálogo com o pensamento cristão”.

Programa da Iniciativa

A iniciativa tem início no sábado, dia 28 de janeiro às 10h00, com uma conferência de Susana Sá acerca do “Lugar das Ciências”, a partir dos dados da Neurobiologia. Segue-se um espaço de «Diálogos Cruzados» que contam com Carlos Costa, na perspetiva da ‘Psicologia’ e Américo Pereira, com os dados da ‘Antropologia Filosófica’.

Após a pausa para almoço os participantes analisam, a partir das 14h30, o «Lugar da Sociologia e da Política» com a intervenção de Maria Manuel Vieira e o tema «Sociologia – Olhar a realidade e interpelações educativas». Segue-se novo espaço de «Diálogos Cruzados com intervenções de Sandra Ribeira, Políticas Públicas; Juan Ambrosio, Doutrina Social da Igreja e João Barbosa de Melo, com a Política.

Às 17h00 o Simpósio realiza “atividades para jovens criadas no Entre Linhas” com “Módulos de formação” para a Educação Moral e Religiosa Católica, Catequese e Famílias.

Ainda antes do jantar aprofunda-se o «Lugar da Antropologia» com ‘Conversas Cruzadas entre Miguel Vale Almeida, João Duque e Inês Espada Vieira.

No domingo, pelas 9h00, os trabalhos iniciam-se com a conferência de Jorge Cunha, da ara da Teologia Moral, e o tema geral «Lugar da Reflexão Cristã». Segue-se novo «Diálogos cruzados» com as diferentes áreas de intervenção Escutismo, Catequese, Escola e Família.

O Simpósio termina com a celebração da Eucaristia, a partir das 11h45.

Educris|29.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades