Braga: Sínodo da Igreja analisado pelo Cardeal Mario Grech

De visita à cidade dos Arcebispos, o prelado profere duas conferências sobre o tema

O Cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo dos Bispos, vai estar em Braga para uma visita que pretende “impulsionar o caminho sinodal da Arquidiocese, a convite de D. José Cordeiro”, arcebispo daquela cidade minhota.

No dia 15 de dezembro o cardeal, originário da ilha de Malta, profere a conferência «Sinodalidade: forma e estilo da Igreja», a partir das 10h00, no Auditório Isidro Alves, da Universidade Católica Portuguesa, Braga.

Membro dos Dicastérios para os Bispos, para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o prelado volta a falar aos Bracarenses pelas 21h30, desta vez no Espaço Vita e sobre o tema «Sinodalidade: Forma e Estilo da Igreja».

«Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», é o tema do processo sinodal, convocado pelo Papa Francisco, e que decorre até outubro de 2024.

Iniciado em outubro de 2021, este “modo de ser Igreja” foi prolongado, pelo papa argentino, até 2024 para permitir “uma mais profunda reflexão” a nível local e regional.

“O Sínodo decorre do desejo de que o tema da Igreja Sinodal, devido à sua amplitude e importância, possa ser objeto de um discernimento prolongado não só pelos membros da Assembleia Sinodal, mas por toda a Igreja”, explica em comunicado a secretária-geral do Sínodo dos Bispos.

Na missiva os bispos lembram que o “Sínodo não é um acontecimento, mas um processo, no qual todo o Povo de Deus é chamado a caminhar juntos em direção áquilo que o Espírito Santo o ajuda a discernir como sendo a vontade do Senhor para a sua Igreja”.

Imagem: Sínodo dos Bispos

Educris|13.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades