Porto: «Abraça o presente» é proposta de Advento e Natal

Proposta da Pastoral do Porto centra-se “no Abraço” que é o próprio “Cristo Vivo”

A Diocese do Porto acaba de lançar uma proposta pastoral para a vivencia do Advento e Natal que reflete o processo sinodal em curso e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“O nosso Plano Diocesano de Pastoral 2022-2023 (PDP) propõe-nos o lema específico «abraça o presente», à imagem do abraço entre Maria e Isabel, na cena bíblica da Visitação (Lc 1,39-45), que inspira a temática da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Os responsáveis recordam que “ali se explicam as várias dimensões que este «abraço» e este «presente» podem significar e entre os “vários presentes, o grande Presente é ontem, hoje e sempre, a Pessoa e o acontecimento de Cristo vivo”, lê-se.

A equipa de pastoral quer “oferecer uma proposta pastoral à comunidade diocesana, para os tempos litúrgicos do Advento e do Natal – e logo depois para os tempos da Quaresma e da Páscoa – de modo que se continue a dinâmica entusiasta e participativa do caminho de preparação para a JMJ, sem perder de vista o lema pastoral abraça o presente”, desenvolve.

A partir de lema «Abraça o presente do Natal: é Cristo vivo», retirado do número um da Exortação Apostólica Christus vivit, pretende-se “acolher o Cristo vivo, ao jeito de Maria, desde o mistério do Seu nascimento, na luz da Sua Páscoa gloriosa”, completam.

A proposta de caminhada para o Advento e Natal 2022 está disponível AQUI

Educris|19.11.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades