Porto: Conferência reflete sobre «sinodalidade»

Iniciativa pode ser acompanhada online através da plataforma zoom

«A sinodalidade: Desafios a partir da escuta sinodal da Igreja do Porto» é o tema da segunda sessão do ciclo  «Abraça o presente: Juntos por um caminho novo» promovido pelo Centro d Cultura Católica, do Porto e organizado "em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2022/2023" da diocese portuense.

Nesta sessão os participantes vão escutar o cónego Joaquim SAntos, da Comissão Sinodal do Porto, para uma reflexão sobre este "movimento e modo de estar e ser igreja", revela a organização em comunicado.

"Queremos, com este ciclo de conferências, dar , a iniciativa dar atenção e seguimento à síntese da fase diocesana do processo sinodal", lê-se na nota.

O Ciclo vai, ainda, contar com as conferências: «A hospitalidade e a prática do acolhimento pastoral», pelo padre Manuel Monteiro Mendes, a 6 de dezembro. Segue-se, a 3 de janeiro, o tema «As instâncias eclesiais de corresponsabilidade pastoral» pelo Emanuel Brandão de Sousa. Já em 2023 «Escutar e acompanhar na fragilidade» é o tema do dia 7 de fevereiro, apresentado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde. A 2 de maio «O discernimento em contexto de sinodalidade» é trazido à reflexão por Alexandre Freire Duarte, professor da Faculdade de Teologia. O ciclo termina a 6 de junho com o tema «Famílias acolhedoras de famílias» pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

Os interessados podem inscrever-se atravésd endereço eletrónico [email protected] para aceder ao link das diferentes sessões.

Educris|06.11.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades