Portugal: D. António Marto e D. Jorge Ortiga condecorados pelo Presidente da República

Bispos portugueses receberam a da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje o cardeal D. António Marto e o arcebispo emérito D. Jorge Ortiga com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A cerimónia de entrega da distinção decorreu no Palácio de Belém, de acordo com uma nota informativa divulgada pela Presidência da República na sua página online.

“Quem me conhece sabe que eu não procuro reconhecimentos nem louvores públicos. Mas devo dizer, com sinceridade, que aceito e me sinto honrado com a distinção que o senhor presidente da República quis ter para com a minha pessoa” afirmou D. António Marto, em nota enviada pelo Santuário de Fátima.

Considerando que a distinção “não é individual”, o ‘cardeal de Fátima’ considera que “quem recebe esta distinção é antes de mais o Santuário de Fátima, que durante o centenário reafirmou a sua relevância e o seu peso quer para a Igreja em Portugal, quer para o mundo, quer para toda a humanidade pela atualidade da sua Mensagem”, sustentou antes de saudar “os responsáveis, colaboradores e, principalmente, aos peregrinos” de Fátima.

Numa primeira reação à distinção D. Jorge Ortiga declarou-se lisonjeado e satisfeito pelo reconhecimento, mas fez questão de dedicar a homenagem ao povo e à Igreja da Arquidiocese de Braga.

A Ordem do Infante D. Henrique “visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, quer no país, quer no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores", afirma a Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas.

Imagem: Presidência da República

Educris|18.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades