Pastoral da Cultura organiza Jornada sobre «a condição precária»

Encontro realiza-se em Fátima e vai contar com a presença do cardeal José Tolentino Mendonça

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, órgão da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, realiza, no próximo dia 28 de maio, no Aurea Fátima Hotel, a sua 16ª jornada, onde debate acerca da “espiritualidade, arte, economia e migrações” a partir do tema ‘a condição precária’.

“«Um dos estigmas mais fundos e lacerantes» das múltiplas crises que atravessam o mundo «reside na situação de precariedade, tantas vezes redundando em experiência limite de desemprego e de abandono, até à dificuldade extrema de subsistência física e de resistência anímica»”, assinala José Carlos Seabra Pereira, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, em informação disponibilizada online.

Perante tais mutações o responsável observa que “nem as diversas áreas da vida cultural ficaram imunes a tal precariedade, nem a vida cristã de comunidade se alheou das suas causas e das suas exigências - sentindo-se profundamente interpelada e procurando reagir coerentemente”.

Deste modo o desafio da jornada passa por intervenções que possam “ir além das causas conjunturais e dos remedeios epidérmicos”, debatendo a precariedade “como categoria existencial do humano”, mas também pensar “no coração do processo cultural”.

Neste contexto, o desafio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura aos intervenientes que debatam a precariedade “como categoria existencial do humano”, mas também para a pensar “no coração do processo cultural”.

A 16.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura tem início com as intervenções do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador, e José Carlos Seabra Pereira, pelas 10h00.

O primeiro painel conta com o economista António Bagão Félix, a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Eugénia Quaresma, e o ator e encenador Rui Spranger.

No final da manhã os participantes contactam com o momento ‘Poética do caminho’, pelo poeta e ensaísta Manuel Afonso Costa.

Da parte da tarde, pelas 14h00, Eduardo Paz Barroso, crítico de arte, e os escritores Isabel Lucas e Valter Hugo Mãe, são os convidados.

Os trabalhos encerram após a intervenção do cardeal José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano, que reflete sobre ‘Espiritualidade da condição precária’.

As inscrições estão abertas desde hoje no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Educris|10.05.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades