Fátima: Santuário acolhe sétima peregrinação da comunidade surda em Portugal

Programa conta com várias iniciativas para esta comunidade

A peregrinação nacional da comunidade surda em Portugal vai realizar-se no próximo dia 12 de setembro. Promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário.

O programa inicia-se pelas 9h30, com a saudação a Nossa Senhora e a abertura da Peregrinação, na Capelinha das Aparições. Pelas 10h00 tem início um tempo para uma “celebração penitencial” a ter lugar na Capela da Ressurreição de Jesus.

Às 11h30 os peregrinos visitam a exposição temporária ‘Os Rostos de Fátima’, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e contam com um roteiro específico e o acompanhamento técnicos do Museu do Santuário de Fátima.

Pelas 15h00 tem início, na Basílica da Santíssima Trindade, a Eucaristia, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Nesta celebração, a “segunda leitura será proclamada em LGP exclusivamente, precedida de uma breve admonição a contextualizar os peregrinos ouvintes”, explica o Santuário de Fátima em comunicado.

Segue-se uma Catequese a partir dos vitrais de João de Sousa Araújo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas. Esta primeira peregrinação realizou-se dois anos depois do Santuário ter começado a oferecer uma Missa semanal com interpretação em Língua Gestual, como forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais.

O grupo de intérpretes de língua gestual portuguesa que colabora com o Santuário de Fátima, interpreta em língua gestual portuguesa a missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

Educris|08.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades