Presidente da República destaca papel da Cáritas na resposta à pandemia (c/vídeo)

Organização católica assinala 65 anos e inicia Semana Nacional em formato online

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou hoje, numa vídeo-mensagem, o trabalho desenvolvido pela Cáritas ao longo dos seus 65 anos e enalteceu o papel da instituição católica no combate à pobreza agravada pela pandemia da COVID-19.

 “A Cáritas Portuguesa está de parabéns. Parabéns por 65 anos de intervenção social junto dos portugueses, 65 anos de combate à pobreza e todas as formas de exclusão”.

Na mensagem, enviada, por ocasião da Semana Nacional Cáritas que se realiza de 28 de fevereiro a 7 de março o chefe de Estado destaca o trabalho desenvolvido pela Cáritas ao longo dos seus 65 anos, sem esquecer o seu papel no combate à pobreza provocada pela Covid-19.

“A Cáritas quer olhar para o futuro, e pede-nos que partilhemos o apoio às suas causas do futuro. A rede Cáritas tem estado na linha da frente do combate aos efeitos sociais da pandemia e mobilizado, de forma discreta, meios para que ninguém fique sem resposta.”

 O Presidente da República recorda que o trabalho da organização permitiu já apoiar “quase 10 mil pessoas de março a dezembro de 2020” e deixa palavras de alento a profissionais e voluntários da instituição.

“Quero saudar os mais de 1500 profissionais e mais de 1500 voluntários que todos os dias, semana após semana, integram a rede de proximidade e solidariedade. Abraço-vos a todos, agradecendo estes 65 anos”, declara.

D. José Traquina, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, lembrou também o trabalho da rede Cáritas sublinhando a sua missão no despertar da solidariedade no concreto.

“A missão da Cáritas – o amor que transforma – é despertar para esta solidariedade no concreto, comprometidos que estamos na transformação do mundo em que vivemos para que seja, cada vez mais, uma terra de irmãos. Para que juntos vivamos verdadeiramente numa só família humana”, declara num comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Sob o tema «Cáritas 65 Anos: O Amor que Transforma» a Semana Nacional 2021 vai realizar o seu peditório online.

“Este peditório tem como objetivo a angariação de verbas que vão reforçar a capacidade da rede Cáritas na resposta aos atendimentos sociais e no desenvolvimento e implementação de projeto sociais locais”, lê-se na nota.

Em 2020, a rede Cáritas atribuiu apoios financeiros, direto à população, de cerca 1,5 milhões de euros, ao qual se somam, ainda, os apoios em produtos alimentares e bens essenciais bem como outras respostas sociais de emergência.

O programa nacional «Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal», realizado de abril de 2020 a fevereiro de 2021, ajudou diretamente cerca de 10 mil pessoas, que viram os seus rendimentos afetados pela Covid-19.

Educris|26.02.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades