Vaticano: «Queres ficar curado?», o questionamento do Papa para o reencontro com a esperança

Na catequese desta quarta-feira na Praça de São Pedro, o Papa Leão XIV meditou sobre a cura do paralítico, apelando à superação da resignação e ao reencontro com o desejo de viver

Na tradicional audiência geral das quartas-feiras, o Papa Leão XIV continuou o ciclo de catequeses sob o tema «Jesus Cristo, Nossa Esperança». Ao falar diante de milhares de fiéis, reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre dedicou a sua reflexão à cura do paralítico narrada no Evangelho de São João (5,1-9), e apresentou esta cura como "símbolo das situações de bloqueio e desânimo que muitos vivem atualmente".

“Hoje gostaria de vos convidar a pensar de modo especial nas situações em que nos sentimos ‘bloqueados’ e fechados num beco sem saída”, disse o Papa.

Para Leão XIV também hoje, cada um, tem momentos em que "a esperança parece esgotada" e o tempo de espera que o evangelista atribui ao paralítico, "que esperava há 38 anos junto à piscina", revela, no dizer do Papa, "o peso da desilusão e a tendência humana para culpar os outros ou o destino.

"Jesus, ao fazer-lhe a pergunta Queres ficar curado?, remete este homem para o seu desejo mais verdadeiro e profundo", explicou o Papa.

"Às vezes preferimos permanecer na condição de doentes, obrigando os outros a cuidar de nós. [...] É por vezes até um pretexto para não decidir o que fazer da nossa vida”, alertou.

Evocando Santo Agostinho, o Pontífice sublinhou que o homem precisava de alguém que fosse ao mesmo tempo humano e divino: "Sim, para ser curado, tinha absolutamente necessidade de um homem, mas de um homem que também fosse Deus".

O gesto de Jesus — ao convidar o paralítico a levantar-se e a carregar a sua própria maca — foi interpretado como um chamamento à responsabilidade pessoal.

"Agora é ele que pode pegar naquela maca e levá-la para onde quiser: pode decidir o que fazer com a sua história!", desenvolveu o Papa.

No final da catequese, Leão XIV pediu aos fiéis que rezassem por todos os que se sentem presos, sem forças para recomeçar.

"Peçamos ao Senhor o dom de compreender onde a nossa vida se bloqueou [...] e oremos por todos aqueles que não veem uma saída", completou.

Educris|19.06.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades