Roma: Papa Francisco pede «proximidade concreta» aos acólitos

Mais de três centenas de acólitos portugueses estiveram presentes na 13ª Peregrinação Internacional dos Acólitos a Roma (PIAR)

«Contigo» foi o tema da PIAR 2024, que levou a Roma mais de 50 mil crianças, adolescentes e jovens, vindos de toda a europa.

“A Praça São Pedro é sempre bonita, mas convosco torna-se ainda mais bonita", disse Francisco no início de seu discurso, na passada quarta-feira, no encontro que manteve com as diferentes delegações.

Aos mais novos o Papa agradeceu o serviço ao altar e convidou os presentes a “procurarem os diferentes significados da palavra ‘Contigo’”.

“O tema da vossa peregrinação chamou-me a atenção: “Contigo”. Sabeis porque é que me impressiona? Porque diz tudo numa palavra. Isto é belíssimo e abre espaço para procurar, para encontrar possíveis significados”, afirmou.

Para o Papa o termo ‘contigo’ “encerra o mistério da nossa vida, o mistério do amor” desde o berço, e ganha maior significado no serviço do altar.

“Ali o ‘contigo’ torna-se presença real, presença concreta de Deus no Corpo e no Sangue de Cristo. Ali, ao recebermos a Sagrada Comunhão, podemos experimentar que Jesus está, espiritual e fisicamente, ‘connosco’”, desenvolveu.

Francisco pediu aos acólitos a capacidade de dizer «contigo» naquilo que “cada um pode dar aos outros”.

“Assim, podemos cumprir o seu mandamento: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’. Se tu, acólito, como Maria, guardas no teu coração e na tua carne o mistério de Deus que está contigo, então és capaz de estar com os outros de uma maneira nova”, concretizou.

O Papa pediu uma proximidade que supere as “palavras” e vá ao concreto, “com ações e gestos, com o coração e com uma proximidade concreta – não esqueçais a proximidade concreta! – chorar com quem chora, alegrar-se com quem se alegra, sem julgamentos nem preconceitos, sem fechamentos nem exclusões”.

“Até contigo que não me és simpático; e contigo, que és diferente de mim; e contigo, que és um estrangeiro; e contigo, por quem não me sinto compreendido; e contigo, que nunca vens à igreja; e contigo, que dizes não acreditar em Deus”, completou.

A PIAR é organizada, a nível internacional, pelo Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), associação fundada em 1960. Estiveram na edição de 2024 mobilizou cerca de 50 mil acólitos, de 15 países da Europa – Áustria, Bélgica, Croácia, França, Alemanha, Lituânia, Luxemburgo, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Suíça, Ucrânia e Hungria.

Educris|02.08.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades