Papa visita Luxemburgo e Bélgica no final de setembro
Francisco visita autoridades civis e religiosas e vai marcar presença e Lovain, um importante centro de Teologia na Europa
O Vaticano disponibilizou hoje o programa da visita apostólica ao Luxemburgo e à Bélgica que vai realizar-se entre os dias 26 e 29 de setembro.
Anunciada no passado mês de maio, a nova visita internacional inicia-se no Aeroporto Internacional de Luxemburgo/Findel no dia 26, com uma cerimónia de boas vindas. Segue-se uma visita de cortesia ao “Grão-Duque de Luxemburgo, no Palais Grand-Ducal”. Segue-se um encontro do Papa com o primeiro-ministro Luc Frieden, e o encontro com as autoridades, a sociedade civil e corpo diplomático no Cercle Cite, onde é esperado o primeiro discurso de Francisco. Ainda durante este dia o Papa encontra-se com os católicos luxemburgueses na Catedral de Notre-Dame local.
Ao final da tarde Francisco despede-se do país europeu com maior rendimento per capita para se dirigir à Bélgica onde é esperado pelas 19h10 locais na Base Aérea de Melsbroek.
No segundo dia o Papa encontra-se com o rei da Bélgica, Fiipe I, no Castelo de Laeken, seguido de um encontro com o primeiro-ministro belga e onde se espera novo discurso perante as autoridades e a sociedade civil.
No ano em que a Universidade de Lovain assinala já os 600 anos da sua fundação o papa encontra-se com os professores universitários no «Promotiezaal», na ‘Katholieke Universiteit Leuven’.
A 28 de setembro Francisco encontra-se pelas 10h00, na Basílica do Sagrado Coração de Koekelberg, com os bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e agentes pastorais.
Da parte da tarde o Santo Padre volta à Universidade para um encontro com os estudantes universitários n «Aula Magna» da Universidade Católica de Lovain. O dia termina com um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus no ‘Collège Saint Michel’.
No domingo, último dia desta visita apostólica, o papa celebra a eucaristia no Estádio Rei Balduíno, a partir das 10h00.
Segue-se uma breve cerimónia de despedida, na Base Aérea de Melsbroek, e o regresso a Roma.