Semana Santa: Papa escreve meditações para a Via-sacra no Coliseu de Roma

Francisco assume a autoria das meditações que acompanham as 14 estações dos passos de Jesus até à sua crucifixão e morte na cruz

«Em oração com Jesus no caminho da Cruz» é o tema deste ano das meditações que vão acompanhar a Via Crucis no Coliseu de Roma.

O Vaticano, através da sala de imprensa, anunciou esta terça-feira que as meditações para a Via Sacra da Sexta-Feira Santa deste ano, no Coliseu de Roma, foram escritas pelo Papa Francisco. Nos últimos anos a reflexão tem sido confiada a Bispos, famílias, jovens, jornalistas e intelectuais de várias áreas do saber.

Em ano de preparação para o Ano Jubilar de 2025, que o Papa quis que fosse de “oração”, as meditações procurarão ser “um ato de reflexão e espiritualidade, com Jesus no centro, no contexto do Ano da Oração proclamado pelo Papa, com uma referência menos direta, porém mais ampla, aos acontecimentos atuais”, divulga a sala de imprensa do Vaticano.

Nos anos anteriores as meditações abordaram o drama dos refugiados, das vítimas de tráfico ou das pessoas que vivem em situações de conflito armado. No ano passado os testemunhos foram retirados de testemunhos recolhidos junto de populações abaladas pelas guerras e que o Papa Francisco tem visitado nas suas viagens apostólicas.

Não obstante o estado de saúde que tem impedido o papa de ler as suas próprias reflexões, nas últimas semanas, em várias circunstâncias, a sala de imprensa dá nota para a “presença do Papa na Via-Sacra”.

“Neste momento não existem mudanças em relação ao anteriormente planeado”, lê-se.

Imagem: Vatican Media

Educris|26.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades