Jubileu 2025: «A oração do Pai Nosso revolucionou o mundo da oração humana», D. Rino Fisichella

Pró-perfeito apresentou hoje propostas para o «Ano de oração» que antecede o grande Jubileu de 2025

D. Rino Fisichella afirmou hoje que o ano de oração, lançado pelo Papa Francisco no passado domingo, é momento para “redescobrir o valor da oração, a necessidade da oração quotidiana na vida cristã; como rezar e, sobretudo, como educar as pessoas para rezar hoje, na era da cultura digital, para que a oração seja eficaz e fecunda”.

“Não podemos esconder que estes anos demonstram uma profunda necessidade de espiritualidade. Quanto mais alto se torna o grito da tecnologia que parece corresponder a todos os nossos desejos, mais profunda é a necessidade de uma verdadeira espiritualidade que leve cada pessoa a encontrar-se na verdade da sua própria existência e, portanto, numa relação coerente com Deus”, afirmou em conferência de imprensa.

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (secção para as questões fundamentais da evangelização no mundo) considerou que “mais do que iniciativas particulares”, o ano de 2024 deve fazer “emergir em grande medida o horizonte espiritual do acontecimento jubilar, que vai muito além de qualquer forma necessária e urgente de organização estrutural”.

“Para que o Jubileu seja um acontecimento que enriquece espiritualmente a vida da Igreja e de todo o povo de Deus, tornando-se um sinal concreto de esperança, é necessário prepará-lo e vivê-lo nas comunidades com aquele espírito de expectativa típico da esperança cristã”, sustentou.

O Dicastério da Santa Sé apresentou, como proposta que “podem acompanhar a meditação e a leitura para compreender melhor o valor da oração”.

“Em primeiro lugar, as 38 catequeses do Papa Francisco apresentadas de 6 de maio de 2020 a 16 de junho de 2021. São catequeses que levam em consideração vários momentos de oração e podem ser relidas, tirando delas sugestões úteis e preciosas”.

Presente na conferência de imprensa monsenhor Graham Bell, subsecretário do Dicastério para a Evangelização, Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, anunciou que a Livraria Editora do Vaticano lança, a partir de hoje, uma série de “pequenos textos que aprofundam as várias dimensões do ato cristão de rezar”, numa coleção intitulada ‘Notas sobre a oração’, uma série de oito volumes Oração”.

“Nesta obra podemos ler e meditar numa série de pequenos textos que aprofundam diversas dimensões do ato cristão de rezar, elaborados por autores e autores reconhecidos internacionalmente, sob a direção do Dicastério para a Evangelização – Seção para Assuntos Fundamentais da Evangelização no Mundo”.

Os responsáveis deram conta de que os oito volumes “estão à disposição das diversas Conferências Episcopais para que seja, nos próximos meses, uma ajuda útil para o aprofundamento na oração”.

O primeiro livro, ‘Rezar hoje, um desafio a superar’, com prefácio do Papa Francisco, é da autoria do cardeal Angelo Comastri, “um dos mais conhecidos autores de espiritualidade”. O texto apresenta razões para a necessidade da oração e figuras que testemunharam a “fecundidade da oração”, como Santa Teresa de Lisieux, São Francisco de Assis e Madre Teresa de Calcutá.

No prefácio o Papa Francisco recorda que “a oração é como que a respiração da fé, a sua expressão mais própria. Como um grito silencioso que sai do coração de quem crê e se confia a Deus”.

A Igreja celebra em 2025 o 27º jubileu ordinário da sua história. A porta santa é abeta no próximo mês de dezembro.

Imagem: Educris

Educris|23.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades