Vaticano: «Que o Domingo da Palavra nos permita regressar às fontes da fé», apela o Papa

Francisco celebrou hoje eucaristia na basílica vaticana onde instituiu nove catequistas e dois leitores para o serviço na Igreja

O Papa lembrou hoje que a Palavra de Deus “irradia a força do Espírito Santo” porque tem o poder de “atrair a Deus e enviar aos outros”, num dinamismo que “não nos deixa fechados em nós mesmos, mas alarga o coração, faz inverter o rumo, altera os nossos hábitos, abre novos cenários, desvenda inesperados horizontes”.

Na homilia deste III Domingo do Tempo Comum, data em que se assinala o «Domingo da Palavra de Deus», Francisco lembrou que hoje, tal como na Igreja primitiva, a Palavra de Deus “suscita o chamamento de Jesus” que “convida a ir ao encontro dos outros”.

“Num mundo cheio de palavras, mas sedento daquela Palavra com maiúscula que muitas vezes ignora. A Igreja vive deste dinamismo: é chamada por Cristo, atraída por Ele, e é enviada ao mundo para dar testemunho d’Ele. Este é o dinamismo na Igreja”, considerou.

Aos fiéis, que com ele celebraram a eucaristia, o Papa lembrou o modo como a Palavra de Deus foi atuante na vida de Santo Agostinho, provocando-lhe “uma reviravolta na vida quando uma palavra divina lhe curou o coração”, ou no exemplo de “Santa Teresinha do Menino Jesus, que descobriu a sua vocação lendo as Cartas de São Paulo”.

Questionando o “porquê desta Palavra” não tocar hoje o coração de “muitos de nós”, o Papa desafiou os crentes a “rezar a Palavra” ao invés de “apenas a ler”.

“Não esqueçamos as duas dimensões fundamentais da oração cristã: a escuta da Palavra e a adoração do Senhor. Demos espaço à Palavra de Jesus, à Palavra de Jesus rezada, e sucederá connosco como aos primeiros discípulos”, desenvolveu.

Francisco lembrou a tentação de “falarmos mais de nós que d’Ele”, e pediu a capacidade de voltar “às nascentes para oferecer ao mundo aquela água-viva que ele não encontra; e, enquanto a sociedade e as redes sociais acentuam a violência das palavras, concentremo-nos na mansidão da Palavra de Deus que salva, que é mansa, que não faz rumor, que penetra no coração”, concluiu.

 

«Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos» com preço reduzido para permitir “maior contacto com a Palavra”

Com o Motu Proprio “Aperuit illis", o Papa Francisco estabelece que “o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.

Nesta quinta celebração o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) associa-se à iniciativa “disponibilizando a um maior número de famílias e cristãos” a “Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos” a um preço reduzido (3,5 euros).

“O nosso objetivo é que as famílias, os catequistas, os jovens e os movimentos eclesiais a adquiram, acreditando que a leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortalecem o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros”.

Durante as próximas semanas “as comunidades, famílias e catequistas” podem “adquirir este texto que conta com a aprovação da Conferência Episcopal Portuguesa” de modo que a “leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos" possa ser "uma oportunidade para redescobrirmos a beleza e os ensinamentos da Bíblia". 

Os interessados podem adquirir a «Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos» através da encomenda dirigida ao SNEC [[email protected]].

Santa Sé disponibiliza Subsídio litúrgico-pastoral. Papa Francisco celebra Eucaristia

Sob o mote «Permanecei na minha Palavra (Jo 8,31), O Dicastério para a Nova Evangelização, organismo da Santa Sé com a responsabilidade da Catequese, disponibiliza, em formato PDF, um subsídio Litúrgico-pastoral para este «Domingo da Palavra de Deus».

O documento, em italiano, apresenta “uma catequese do Papa Francisco” e duas propostas pastorais para aplicação “na comunidade e na família”. O subsídio apresenta, ainda, uma “proposta de Lectio Divina para os jovens”, um “pequeno esquema para a celebração da eucaristia” e o “exemplo do venerável cardeal Van Thuân”, que foi mantido em cativeiro, nas prisões comunistas, durante 12 anos.

“O Domingo da Palavra de Deus é uma iniciativa profundamente pastoral com a qual o Papa Francisco quer fazer compreender a importância da referência à Palavra de Deus na vida quotidiana da Igreja e das nossas comunidades, uma Palavra que não se limita a um livro, mas que permanece sempre vivo e se torna um sinal concreto e tangível”, explica D. Rino Fisichella na apresentação do documento.

“Esta ajuda pastoral pretende ser uma ajuda que queremos oferecer às comunidades paroquiais e a quantos se reúnem para a celebração da Sagrada Eucaristia no domingo, para que este domingo seja vivido intensamente”, completa.

Como encomendar a «Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos»

 

As encomendas devem ser dirigidas ao email [email protected] 

No seu email não se esqueça de referir:

Nome| Telefone| E-mail| Morada| Código Postal| Número de identificação fiscal e número de exemplares

Por cada trinta exemplares adquiridos da «Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos» o SNEC oferece, adicionalmente, cinco exemplares

 

Educris|21.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades