Ângelus: «A sabedoria da vida está em cuidar do coração», afirma o Papa

Francisco comentou, esta manhã, a ‘parábola das dez virgens’ e convidou os crentes a “cuidar do interior” em detrimento “da aparência” pois “a vida consiste na preparação para o dia em que seremos chamados a ir ao encontro de Jesus”

Leia, na íntegra, a reflexão do Santo Padre

Queridos irmãos e irmãs, bom domingo!

O Evangelho de hoje oferece-nos uma história que remete ao sentido da própria vida. É a parábola das dez virgens, chamadas a sair ao encontro do noivo (cf. Mt 25, 1-13). Viver é isto: uma grande preparação para o dia em que seremos chamados a ir ao encontro de Jesus! Na parábola, porém, daquelas dez virgens, cinco são sábias e cinco são imprudentes. Vejamos em que consiste a sabedoria e a imprudência. A sabedoria da vida e a loucura da vida.

Todas estas madrinhas estão ali para acolher o noivo, ou seja, querem conhecê-lo, assim como nós também desejamos uma feliz realização de vida: a diferença entre a sabedoria e a tolice não está, portanto, na boa vontade. Nem reside na rapidez com que chegam à reunião: estavam todas lá. A diferença entre o sábio e o tolo é outra: preparação. O texto diz: as mulheres sábias “levaram também azeite com as suas lâmpadas” (v. 4); as imprudentes, porém, não o fazem. Aqui está a diferença: o azeite. E qual é uma das características do azeite? Não se vê: está dentro das lâmpadas, não chama a atenção, mas sem ela as lâmpadas não têm luz.

Olhamos para nós mesmos e vemos que as nossas vidas correm o mesmo risco: tantas vezes estamos muito atentos às aparências, o que importa para nós é cuidar bem da nossa imagem, causar uma boa impressão nos outros. Mas Jesus diz que a sabedoria da vida está noutra dimensão: em cuidar do que não se vê, mas, mais importante, em cuidar do coração. Cuidando da vida interior. É saber parar para ouvir o coração, prestar atenção aos pensamentos e sentimentos. Quantas vezes não sabemos o que aconteceu dentro dos nossos corações naquele dia? O que acontece dentro de cada um de nós? Sabedoria é saber dar espaço ao silêncio, para nos podermos ouvir a nós mesmos e aos outros. É saber abrir mão do tempo passado diante do ecrã do telemóvel para ver a luz nos olhos dos outros, no próprio coração, no olhar de Deus para nós. Significa não se deixar levar pelo ativismo, mas dedicar tempo ao Senhor, ouvindo a sua Palavra.

E o Evangelho dá-nos o conselho justo para não descurarmos o azeite da vida interior, ‘o azeite da alma’: diz-nos que é importante prepará-lo. E na história vemos que as virgens já têm as lâmpadas, mas devem preparar o azeite: devem ir aos vendedores, comprá-lo, colocá-lo nas lâmpadas... (cf. vv. 7.9). Para nós é assim: a vida interior não se improvisa, não se trata momentaneamente, de vez em quando, de uma vez por todas; A vida interior deve ser preparada dedicando um pouco de tempo a cada dia, com perseverança, como se faz para cada coisa importante.

Então, podemos perguntar-nos: o que estou a preparar neste momento da vida? Dentro de mim, o que estou a preparar? Talvez eu esteja a tentar poupar para alguma coisa, estou a pensar numa casa ou num carro novo, em projetos específicos... São coisas boas, não são coisas más. Mas estou a pensar também em dedicar tempo ao cuidado do coração, à oração, ao serviço dos outros, ao Senhor que é a meta da vida? Em suma, como está o azeite da minha alma? Cada um de nós pergunte-se o seguinte: como está o azeite da minha alma? Alimento-o e conservo-o bem?

Que a Virgem nos ajude a guardar o azeite da vida interior.

Tradução Educris a partir do original em italiano

Educris|12.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades