Sínodo: Documento síntese já disponível em português e em vários formatos

Inicialmente redigido em italiano o relatório de síntese já conta com tradução em Português

O Vaticano disponiblizou hoje o «Relatório Síntese», da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos ocorrida no Vaticano de 4 a 29 de outubro. Com 43 página na versão portuguesa o documento apresenta diversas reflexões e propostas para a segunda sessão, que decorre em 2024, deste autêntico movimento de renovação da Igreja Católica.

“O grito dos pobres, dos que são obrigados a migrar, dos que sofrem violência ou sofrem as consequências devastadoras das mudanças climáticas ressoou entre nós, não só através dos media, mas também das vozes de muitos, pessoalmente envolvidos com as suas famílias e povos nesses trágicos acontecimentos”, evocam os participantes nesta primeira sessão. 

Tal como na Carta ao Povo de Deus, do passado dia 25 de outubro, a assembleia sinodal reafirmou “a abertura para ouvir e acompanhar todos, inclusive os sofreram abusos e ferimentos na Igreja”, num caminho que pretende ser percorrido “rumo à reconciliação e à justiça”.

Os participantes na assembleia apresentam a sinodalidade como “um modo de ser Igreja que articula comunhão, missão e participação”.

A questão do lugar das “mulheres e leigos, diaconado, ministério e magistério, paz e meio ambiente, pobres e migrantes, ecumenismo e identidade, novas linguagens e estruturas renovadas, antigas e novas missões (também digitais)”, a necessidade de “ouvir todos, mesmo as questões mais ‘polémicas’”, estão no centro do documento que resulta de quatro semanas de trabalho, que se iniciaram a 4 de outubro na Sala Paulo VI.

Numa sala sinodal que fica marcada pela metáfora das mesas redondas, o documento síntese reflete o trabalho desenvolvido nos círculos menores e as diferentes participações dos intervenientes. O documento está disponível em formato BOOKLET PDF, PDF e WORD.

Educris|09.11.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades