Vaticano: Papa convoca Ano dedicado a São José

Iniciativa realiza-se entre hoje e 8 de dezembro de 2021 assinanado o 150.º aniversário da declaração como padroeiro da Igreja universal, e chamando a atenção para os trabalhadores eos migrantes em tempo de pandemia

O Papa Francisco anunciou hoje a convocação de um Ano dedicado a São José, para assinalar o 150.º aniversário da sua declaração como padroeiro da Igreja universal, feita pelo papa Pio IX a 8 de dezembro de 1870.

Com a Carta Apostólica ‘Patris Corde’ (com coração de pai), Francisco quer destacar o papel de São José lembrando que "depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo".

O novo documento destaca, de modo particular, o modo como o magistério papal tem estabelecido a relação entre "a figura extraordinária, tão próxima da condição humana” de São José e a sua "relação com o trabalho".

"Neste nosso tempo em que o trabalho parece ter voltado a constituir uma urgente questão social e o desemprego atinge por vezes níveis impressionantes, mesmo em países onde se experimentou durante várias décadas um certo bem-estar, é necessário tomar renovada consciência do significado do trabalho que dignifica e do qual o nosso Santo é patrono e exemplo”, lembra o Papa.

Num momento de crise não apenas "económica" mas "cultural e espiritual" o Ano dedicado a São José pretende ajudar a redescobrir o "valor do trabalho para dar origem a uma nova ‘normalidade’, na qual ninguém seja excluído".

"Como poderemos falar da dignidade humana sem nos empenharmos por que todos, e cada um, tenham a possibilidade dum digno sustento?”, questiona o Papa Francisco.

Partindo da figura de São José na sua dimensão paterna a carta recorda o santo como "um pai que foi sempre amado pelo povo cristão”, e "exemplo de ternura e confiança em Deus".

No decreto hoje divulgado pelo Vaticano Francisco determina que entre hoje e 8 de dezembro de 2021 se celebre um “Ano especial de São José”.

“Todos os fiéis terão assim a oportunidade de se comprometer, com orações e boas obras, para obter, com a ajuda de São José, chefe da Família celestial de Nazaré, conforto e alívio das graves tribulações humanas e sociais que hoje dominam o mundo contemporâneo”, refere o Papa

Educris|08.12.2020

Imagem:Vatican.va



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades