Leiria-Fátima: Jornada reflete sobre o contributo do ensino católico para a Liberdade

Iniciativa realiza-se a 20 de abril, em Leiria e aprofunda o papel do ensino católico nas questões da liberdade e da saúde mental

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, vai promover, no âmbito das comemorações do seu centenário, e quando se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, uma Jornada Educativa subordinada ao tema «Educar na Liberdade».

A iniciativa, aberta a todos, realiza-se no teatro Miguel Franco, na cidade de Leiria, com a intervenção da madre provincial, António Sales, António Rodrigues e Cristina Oliveira, pelas 9h00.

«Educar na Liberdade» é o tema do primeiro painel, que se inicia pelas 10h00, e conta com o contributo de Isabel Alçada, que aprofunda o tema «O presente e o futuro da Educação em Portugal: Que desafios?». Segue-se José Manuel Silva que traz à reflexão «O papel das lideranças no futuro da educação», sob moderação de Anabela Graça.

Pelas 11h30 o painel «Educar na Liberdade» vai contar com os contributos de Juan Ambrosio, que apresenta o tema «Família e escola católica: diálogos necessários no contexto atual», e Isabel Varanda que aborda «O papel da Escola Católica na promoção da liberdade individual e coletiva», com moderação de Fernando Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).

Depois do almoço os participantes abordam «A saúde mental dos jovens em Portugal: realidade e perspetivas de intervenção», com o contributo de Graça Milheiro e Gina Tomé, que analisam o tema a partir da «Situação atual da saúde mental dos jovens» e os «Programas de Promoção e Educação para a Saúde Mental dos Jovens».

A síntese final das Jornadas fica a cargo do jornalista Joaquim Santos.

Educris|11.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades