Leiria-Fátima: Colégio de Nossa Senhora de Fátima comemora 100 anos de existência

Instituição de ensino católico inicia hoje comemorações do centenário

Foi a 12 de outubro de 1924 que três Irmãs Dominicanas entraram, pela primeira vez, na na cidade de leiria. A 16 do mesmo mês, foi-lhes entregue uma pequenina casa destinada ao Patronato Feminino. A esta habitação juntou-se, logo de seguida, um conjunto de habitações que fora o primeiro bairro social da cidade, criado pelo Padre António. Assim nasce, por vontade de D. José Alves Correia da Silva, bispo de Leiria, o então “pequeno Colégio de Nossa Senhora de Fátima”.

Em novembro “chegaram as primeiras alunas e, no ano seguinte, a escola já contava com 50 alunas externas e 7 internas”.

A 30 de Dezembro de 1932, foi concedido, pelo Ministério da Educação o alvará provisório de lecionarão e, a 15 maio de 1933, o alvará definitivo para “20 alunos internos e 40 externos, todos do sexo feminino”.

Na comemoração dos 100 anos a irmã Assunção, diretora geral da instituição, confessa que este é um “tempo de graça”.

“A celebração do Centenário do nosso Colégio é um tempo de Kronos, que se mede, pois celebramos uma história que começou em 1924, à qual hoje damos corpo e vida, mas é também, e em simultâneo, um tempo de Kairós, de graça, porque somos nós que estamos a viver este momento, de ação de graças pela história vivida e construída, por todos e todas que lhe deram corpo ao longo do tempo, de compromisso de toda a Comunidade Educativa”.

No dia em que se iniciam as celebrações do centenário a religiosa afirma ser tempo de “dar graças por uma história tão bonita” e “de se projetar para o futuro, assumindo o lugar que lhe compete colaborando na formação das gerações do sec. XXI”.

Procurando ser fiel ao legado de Teresa de Saldanha o Colégio de Nossa Senhora de Fátima afirma procurar “educar o espírito, o coração e a mente, numa relação próxima, afetiva e confiante”.

“Este é o nosso tempo de graça e de ação de graças, de compromisso e valorização da nossa identidade de escola católica, aberta à universalidade e ao acolhimento”, completa a responsável.

A Instituição de ensino católica acolhe hoje 500 alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, e conta com 33 docentes, 25 funcionários e uma comunidade de Irmãs Dominicanas.

A sessão solene de abertura das comemorações realiza-se hoje, a partir das 18h00, no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Educris|09.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades