Vaticano: «Bento XVI foi um verdadeiro professor», Fernando Magalhães

Escolas Católicas destacam “perfil de educador” do Papa emérito Bento XVI, recentemente falecido

O presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), diácono Fernando Magalhães, evocou hoje o Papa Bento XVI, no seu papel de professor, como um exemplo para os educadores cristãos.

“Numa boa parte da sua vida Joseph Ratzinger dedicou-se à educação. E, a esse nível, ressaltar no seu perfil o melhor que se pode colher para o perfil de um professor: a atenção e proximidade ao aluno, o rigor, a preparação, a solidez, uma visão muito alargada da realidade”, afirma num comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Dando “graças a Deus pelo dom” que foi o Papa Bento XVI para a Igreja, o responsável destaca “a afirmação da verdade” como central no ministério papal.

Parece-me de facto que esta foi a principal missão que o Papa confiou à educação: a afirmação da verdade, a afirmação inequívoca de que há uma verdade, em absoluto contraste com a ditadura do relativismo, a ideia de que tudo é relativo”, conclui.

Cerimónias no Vaticano com representação portuguesa

O Papa Bento XVI faleceu no passado sábado, aos 95 anos de idade. Foi eleito a 19 de abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo II, e abdicou em 2013.

O seu corpo do está, desde ontem, na basílica de São Pedro, onde milhares de pessoas tem prestado uma última homenagem e veneração.

O funeral, que vai ser presidido pelo Papa Francisco, na praça de São Pedro, está agendado para o dia 5 de janeiro, pelas 09h30 (hora de Roma, menos uma hora em Lisboa, e duas horas em Ponta Delgada).

Nas cerimónias fúnebres marcam presença, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o presidente da CEP, D. José Ornelas e os cardeais D. Manuel Clemente e D. António Marto, que se juntam a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. José Tolentino Mendonça, já em Roma.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades