Aveiro: Jornadas Locais apostam em «Ousadias»

Colégio do Calvão acolhe I edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas amanhã, dia 3 de fevereiro. Iniciativa quer refletir sobre o «papel e a marca» das instituições de ensino católico em Portugal

A iniciativa, da responsabilidade do Departamento das Escolas Católicas (DEC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), acontece após a realização das I Jornadas Interdiocesanas das Escolas Católicas que decorreram no ano passado nas dioceses de Setúbal, Porto, Viseu e Leiria-Fátima:

"Na primeira iniciativa do género, no ano passado, estivemos em quatro dioceses onde reunimos mais de 600 professores de mais de 100 escolas católicas de todo o país", recorda Elisa Urbano coordenadora nacional do DEC.

Para esta responsável a edição 2018 das Jornadas Locais das Escolas Católicas "acontecem naturalmente tendo em conta as avaliações que recebemos da parte dos participantes".

"Dentro desta nossa preocupação de crescer em comunhão para assim irmos discernindo novos caminhos para a escola católica realizar a sua missão, este ano criamos as «Ousadias Júnior», dedicadas aos nossos alunos do 9ºano e que decorrerão em simultâneo com as dos seus docentes".

Iniciativa aposta em «ousadias» como marca das Escola Católicas

O tema escolhido, «Semeadores da Esperança» reflete sobre a recente Carta Pastoral da Conferência Episcopal para o setor da Educação Cristã:

"É missão da escola católica que todos os momentos de formação, convívio e partilha, sejam para os nossos educandos verdadeiras experiências de encontro com a Pessoa de Jesus Cristo. Só este encontro pessoal transforma o olhar sobre os outros, sobre o mundo, sobre a vida. Então, estaremos a educar verdadeiros cristãos, construtores de uma sociedade cada vez mais divina porque mais humana", sustenta Elisa Urbano.

Em destaque vai ainda estar o recente documento da Congregação para a Educação Católica, «Educar ao Humanismo Solidário - para construir uma civilização do amor».

Programa com palestra, música, oração e «Ousadias»

O dia começa com a oração da manhã pelas 9h30. Pelas 10h20 D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF, profere uma conferência sobre a identidade e os desafios das Escolas Católicas para professores e alunos.

Às 12h00 celebra-se a eucaristia no Colégio de calvão.

Da parte da tarde decorrem as «Ousadias» para professores e alunos. O encerramento acontece às 17h00 após o plenário.

Esta primeira edição vai contar 110 professores e 42 alunos de 8 escolas católicas das dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu.

Segue-se iniciativas semelhantes em Lisboa, a 24 de fevereiro, Funchal, a 10 e Braga a 17 de março.

Educris|02.02.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades