Educação Cristã: «Como educadores somos aprendizes da esperança», padre Marcelo Diogo Boita
Eucaristia marca o início da Semana Nacional da Educação Cristã
O padre Marcelo Diogo Boita disse ontem que os educadores cristãos devem assumir “a atitude dos peregrinos” para que o “educar cristão seja equilibrado”.
“Esta semana é uma ótima oportunidade para pensar na arte de educar. A nota pastoral, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) apresenta-nos diversos desafios para uma educação equilibrada e centrada no essencial”, afirmou no início da homília da eucaristia que marcou a abertura da Semana Nacional da Educação Cristã, que se realiza até ao próximo dia 13 de outubro.
O sacerdote, pároco de São Pedro de Alverca, no Patriarcado de Lisboa, afirmou que os educadores são “convidados a construir o futuro movidos ‘pela’ e ‘na’ esperança”.
“O educando caminha em conjunto, em comunidade, orientado e acompanhado pelos educadores, que indicam caminhos novos: o caminho do Senhor que nos leva ao céu”, desenvolveu.
Para o sacerdote o educador cristão deve assumir “a atitude do peregrino”, que “consciente de não ter aqui morada permanente” ajuda outros a “preparar o coração para a esperança”, avizinhando-os do futuro na consciência de que “a esperança precisa ser aprendida pois é grande o risco da noite aparecer”.
“Como nos diz a Nota para esta semana ‘como serão diferentes as nossas escolas, as nossas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), as nossas catequeses, as nossas comunidades educativas se o espírito do ano jubilar as perpassar da certeza de que o amor, com que somos perdoados, permite recomeçar, vez após vez, e superar os medos da novidade do Caminho’”, concluiu.
Obrigado pela vossa entrega diária
Presente na celebração da eucaristia Fernando Moita, diretor do SNEC, deu conta que esta semana é fundamental para “refletir sobre a educação numa perspetiva cristã”.
“A educação da fé, na catequese, de uma educação integral, com as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas escolas e as comunidades educativas, que são as Escolas Católicas. Convido a todos a ler o texto da Nota deste ano «Construtores do futuro como Peregrinos da Esperança”.
Para o responsável pela educação cristã “o ato educativo cristão assenta sempre num presente com um pé no presente e um no futuro”.
Fernando Moita agradeceu “a todos os educadores pela dedicação às famílias, alunos, crianças das catequeses e das escolas católicas”.
“Sejam muito felizes e façam os outros felizes”, completou.
Imagem: Paróquia de São Pedro de Alverca| Igreja dos Pastorinhos