Igreja: Jornadas Pastorais do Episcopado analisam «desafios pastorais» do pós JMJ

Iniciativa vai contar com Bispos, sacerdotes e leigos e realiza-se até amanhã, em Fátima

«JMJ Lisboa 2023 – Desafios pastorais pós-Jornadas para as Dioceses e para a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)» é o tema das Jornadas Pastorais do Episcopado Português que se realizam entre hoje e amanhã, dias 19 e 20 de junho, em Fátima.

Reunidos no Centro Pastoral Paulo VI os participantes vão escutar a apresentação «Fundamento teológico da Jornada Mundial da Juventude» por parte da Direção de Pastoral da JMJ Lisboa 2023.

Segue-se nova apresentação onde a Direção do Comité Organizador Local (COL) analisa alguns aspetos práticos da realização da JMJ em Lisboa para reflexão e debate dos participantes.

De acordo com o comunicado emitido pela Secretariada Geral da CEP o dia de amanhã vai ser “ dedicado à partilha dos Comités Organizadores Diocesanos (COD) sobre os desafios locais que se perspetivam após a realização da Jornada Mundial da Juventude e à apresentação de propostas concretas para responder a esses mesmos desafios”.

Nestas jornadas “de estudo” participam “vários sacerdotes, leigos e jovens das Dioceses, serviços da Conferência Episcopal e representantes da vida consagrada”, lê-se.

Novas Comissões Episcopais homologadas a 21 de junho

A 21 de junho os bispos de Portugal reúnem-se na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, para “uma Assembleia Plenária Extraordinária da CEP”.

“Vai proceder-se à homologação da constituição das Comissões Episcopais, após a eleição dos seus presidentes na Assembleia Plenária do passado mês de abril, iniciando-se assim, formalmente, as suas funções”, indica a missiva.

Para além das novas comissões da CEP o programa da 207.ª Assembleia Plenária prevê a análise à primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodos dos Bispos “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” que se realiza de que 4 a 29 de outubro.

Os bispos vão ter, ainda, uma reunião com “alguns membros do Dicastério da Doutrina da Fé, encontro que faz parte do caminho que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer, no sentido de prevenir e implementar uma cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes”.

Após o encerramento das Jornadas Pastorais e da Assembleia Plenária vai ser emitido um comunicado à imprensa.

Educris|19.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades