«Temos que sintonizar a catequese como tarefa de toda a Igreja», irmã Arminda Faustino

Religiosa foi hoje nomeada para coordenadora do Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)

Arminda Faustino assume, a partir de hoje, as funções no Departamento de Catequese do SNEC.

Ao EDUCRIS a religiosa vê esta nomeação como “um grande desafio” que aceita “em corresponsabilidade” de quem se reconhece “como membro da Igreja em Portugal”.

“Não vejo esta nomeação como um desafio para mim, mas para toda a congregação de que faço parte uma vez que é a oportunidade de continuar a praticar o nosso carisma de servir a Igreja na evangelização e na catequese”.

A religiosa, da Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, desafia os catequistas a “aceitarem as surpresas e novidades de Deus, que se vai revelando e interpelando”, e a perceber que “na catequese não se pode trabalhar isoladamente”.

“A nossa missão, como catequistas, não se realiza individualmente. Somos enviados pela comunidade. A Igreja envia-nos sempre ‘dois a dois’. Temos que caminhar com os nossos bispos e párocos. É um desafio que exige de cada um, mas é o caminho que devemos percorrer a exemplo de Jesus”.

Numa altura em que o país começa a desconfinar a irmã Arminda considera que a “catequese pode dar muito à Igreja” e que é tempo de perceber a catequese como missão de toda a Igreja”.

“Temos que sintonizar a catequese com uma tarefa de todos e não do Papa, do Bispo ou do padre. Cada um deve assumir a graça que nos é confiada de acompanhar outros no conhecimento de Jesus, em sinodalidade e atentos aos desafios que a sociedade nos apresenta”, concluiu.

D. António Moiteiro escreve aos secretariados diocesanos da catequese e lembra “grandes desafios” do setor da catequese

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Moiteiro, escreveu hoje uma mensagem aos Secretariados diocesanos da Catequese das Dioceses Portuguesas onde agradece “a disponibilidade e espírito de entrega” da irmã Arminda Faustino e lembra os atuais desafios da catequese.

“Vivemos tempos de grandes desafios na nobre tarefa da catequese; agarremo-los, solícitos, atentos à voz do espírito e atentos às realidades humanas que servimos”.

Na missiva o prelado afirma que a religiosa vai a todos “enriquecer com a sua experiência, sabedoria e espírito de missão ao serviço do Evangelho” no departamento da Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Perfil

Nasceu em Leiria

Faz votos religiosos na Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus em 1986.

Estudou em Roma, na Universidade Salesiana, nas áreas da Pastoral Juvenil e Catequética.

Trabalhou nos vários serviços da Catequese das Dioceses de Viseu, Angra, Portalegre-Castelo Branco e Algarve.

Educris|01.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades