Peregrinação da Escola Católica marca início da Semana Nacional

“Afirmar a fé” e o “lugar da Escola Católica num universo educativo cada vez mais plural” foram dois dos objetivos que levaram a Fátima, no passado sábado, mais de 3000 alunos das Escolas católicas de todo o país.

Na ocasião, e em declarações ao Educris TVonline, o padre Querubim Silva, presidente da direção da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) afirmou que a peregrinação constituiu-se como uma forma privilegiada de “afirmar a nossa fé” e de mostrar, a todo o país, a “existência de projetos educativos assentes nos valores evangélicos num mundo cada vez mais plural e fragmentado”.

O presidente da APEC destacou o papel desta associação “na preservação e fundamento da identidade da escola Católica e na promoção da comunhão entre os seus associados” lembrando as “provas dadas pela Igreja”, através da escola católica, “ na formação de novas gerações cada vez com maior conhecimento científico e na educação para os valores do evangelho. A neutralidade educativa é uma perniciosa orientação. Como diria o Padre João Mónica uma escola neutra é um deserto sem oásis”, recordou.

Já Maria Helena Calado, diretora do departamento das Escolas Católicas no SNEC afirmou que  “este é um dia de festa” e uma forma de dar início “à Semana Nacional da Educação Cristã” fazendo presente “o desafio do Papa Bento XVI ao lançar o ano da fé e ao desafiar-nos a encontramos formas de a colocarmos visível para os outros”.

Para Jorge Cotovio, secretário das escolas católicas e diretor pedagógico de um Colégio em Coimbra, “esta é uma jornada de fé e de convívio para congregarmos esforços”. Para este diretor pedagógico “ a fé é extremamente importante na vida dos jovens de hoje” e é urgente “ fazer brotar a fé nas novas gerações”. Para este responsável “a escola católica é, antes de mais, um instrumento da Igreja para ajudar a fomentar a fé nos jovens para além da formação científica que lhe está associada enquanto instituição. Temos a obrigação de fazer a síntese entre fé e cultura levando a que a vida dos nossos alunos e pais, sejam cada vez mais fundamentadas pelo evangelho”, reforçou.

O dia de peregrinação terminou com a eucaristia na Basílica da Santissima Trindade.

Atualmente existem mais de 500 escolas Católicas em Portugal formando cerca de 100 mil alunos em todo o país.

A Semana Nacional da Educação Cristã decorre até ao próximo dia 7 de outubro com uma série de iniciativas que procuram dar a conhecer o que se vai fazendo nesta área em todo o país.

Veja as fotografias da peregrinação em www.facebook.com/educris.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades