Salesianos: «O padre José Pedrosa marcou uma época na catequese», recorda D. António Augusto Azevedo

Sacerdote salesiano faleceu no passado dia 22 de abril após “vida longa dedicada aos jovens e à catequese”

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé CEECDF), D. António Augusto Azevedo recordou hoje “a vida do padre José Pedrosa Ferreira” como uma dádiva “à catequese é à transmissão da fé nas novas gerações”.

“Recebemos esta notícia triste e, nesta hora, damos graças a Deus pela sua vida e pela obra que nos deixa e que a tantos marcou na adesão à fé e a Jesus Cristo”.

O sacerdote que nasceu em Monte Redondo (Leiria), foi diretor das Edições Salesianas, hoje Salesianos Editora, entre 1996 e 2014, autor de dezenas de manuais e recursos para a juventude e catequese.

D. António Augusto Azevedo destaca o modo como “a sua obra, o seu trabalho e as suas propostas marcaram uma época”.

“Recordamos tantas propostas que ajudaram muitas gerações de jovens e marcaram-nos a todos de um ou outro modo”, considerou em declarações a partir de Roma onde participa num encontro de Conferências Episcopais da Catequese do sul da Europa.

Agradecendo o extenso trabalho do sacerdote salesiano o presidente de CEECDF destaca a sua visão “que enriqueceu muito a Igreja Portuguesa” num período em que “não havia grandes propostas para a catequese dos mais jovens”.

Autor de mais de 170 livros em quase todas as áreas da catequese, o padre José Pedrosa fez votos como salesiano em 1959. Foi ordenado presbítero em Sevilha (Espanha), no ano de 1970, e, regressado a Portugal, assumiu a direção da revista “Juvenil”, uma publicação mensal dedicada a crianças e adolescentes.

Na cidade do Porto, colaborou na dinamização pastoral de paróquias, marcando gerações pela novidade e criatividade que trouxe à celebração com jovens, introduzindo a presença de instrumentos contemporâneos nas celebrações litúrgicas.

A pedido da Conferência Episcopal Portuguesa, coordenou, nos anos 80 do século XX, uma equipa de salesianos para produzir os materiais para a catequese do 9º e 10º anos, segundo o programa catequético então em vigor.

Foi diretor do Cavaleiro da Imaculada, jornal mensal de distribuição gratuita, até ao ano de 2020.

Educris|24.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades