O Papa Paulo VI vai ser hoje beatificado na praça de São pedro, em Roma, pelo Papa Francisco.
Homem que soube ver os sinais dos tempos e conduzir a bom porto o Concilio Vaticano II numa altura conturbada a nível social, económico, político e espiritual, Paulo VI conduziu a Igreja à pós-modernidade sendo considerado por alguns Vaticanistas como o “1º Papa moderno", que abriu as portas da Igreja para se alinhar com as exigências da vida contemporânea, completando assim a jornada iniciada por seu antecessor, João XXIII, durante o Concílio Vaticano II.
Mas quem é Giovanni Battista Montini, que exerceu seu pontificado nas décadas de 1960 e 1970, sendo o “primeiro” a viajar de avião para chegar a terras distantes, como a Índia, Uganda, Colômbia, Filipinas e Austrália? O primeiro, há 50 anos, a visitar a Terra Santa, onde deu um histórico abraço no patriarca ortodoxo Atenágoras? O primeiro a visitar os cinco continentes e o primeiro a falar na ONU (Organização das Nações Unidas), de onde pediu o fim das guerras? O primeiro Papa a usar as Jornadas Mundiais pela Paz, realizadas no início de cada ano.
Apresentamos 8 curiosidades sobre o Papa Paulo VI neste dia da sua beatificação:
1. Em 27 de novembro de 1970, no Aeroporto Internacional de Manila (Filipinas), Paulo VI foi esfaqueado, por duas vezes, pelo artista boliviano Benjamin Mendoza y Amor Flores,que sofria deproblemas mentais e disfarçado de padre tentou assassinar o Papa com um punhal.
2.Foi o primeiro papa a utilizar um avião nas suas viagens apostólicas.
3. Foi o primeiro Papa a visitar os cinco continentes, antes, portanto, de São João Paulo II, que veio a receber o apelido de "Papa Peregrino". Fez uma visita pastoral ao continente Africano, visitou a Colômbia e os Estados Unidos. Na europa visitou Portugal, foi à Austrália e Oceânia, passou nas Filipinas e Índia na Ásia.
4. Também foi o primeiro papa a visitar a Terra Santa.Em Jerusalém, no ano de 1964, encontrou-se com o patriarca ortodoxo Atenágoras I, e comemorou o levantamento das excomunhões mútuas impostas após o Grande Cisma entre Oriente e Ocidente, em 1054. O papa Francisco visitou a Terra Santa, no início deste ano, para comemorar 50 anos deste acontecimento.
5. Foi o último papa a ter uma cerimónia de coroação e o primeiro a dispensar o uso da tiara, durante as sessões do Concílio Vaticano II. Doou a sua tiara, que havia sido oferecida pelos seis antigos fieis da arquidiocese de milão, à Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington (EUA), como um sinal de apreço pelos católicos americanos.
6. Foi presbítero durante 58 anos. Foi ordenado sacerdote em 29 de maio de 1920 e faleceu em 06 de agosto de 1978.
7. Segundo Nino Lo Bello o Papa Paulo Vi era um apaixonado pela leitura. Carregava consigo, durante as suas viagens apostólicas até 75 livros para ir lendo.
8. Foi Paulo VI que criou cardeal o arcebispo Karol Wojtyla em 1967. Em 1977 criou cardeal o arcebispo Joseph Ratzinger, que viriam a tornar-se seus sucessores, João Paulo II e Bento XVI respetivamente.
Imagem: arquivo de Fátima. Papa Paulo VI durante a peregrinação em 1967.