Malta: Responsáveis analisam «papel do catequista» no processo sinodal

Iniciativa decorre em Malta e reúne participantes de 19 países

A Secção da Catequese do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), organiza, de 28 a 30 de abril, em Malta, um encontro para os delegados nacionais da catequese dos diferentes países da europa.

Subordinado ao tema «Quanto de mim ouviste, transmite-o às pessoas de confiança» (2 Tm 2,2) a iniciativa vai analisar “a figura do catequista como testemunha de uma tradição viva de fé e o seu papel no atual processo sinodal”.

“Este será um momento para a partilha e o diálogo acerca do modo como foram acolhidos o documento Antiquum Ministerium e o Diretório para a Catequese”, dois instrumentos essenciais para “aprofundar as diretrizes da identidade do catequista do amanhã”, explicita a organização.

De Portugal participam na iniciativa D. Manuel Felício, bispo da Guarda e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e a irmã Arminda Faustino, coordenadora do departamento da catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Este encontro vai permitir-nos dar conta do trabalho que temos feito em Portugal, quer na divulgação do Diretório para a Catequese, desde logo na rúbrica «Diretório em Análise: Desafios e caminhos para a Catequese», e, posteriormente nas Jornadas Nacionais de Catequistas nas duas edições de 2020 e 2021”.

Para a religiosa o percurso Ser Catequista, a etapa inicial de formação, “incentivou o contacto e o estudo do próprio Diretório”, completa.

Imagem: Unsplash

Educris|27.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades