«Não é possível desligar a catequese da cultura», Maria Luísa Boleo

Catequeta apresentou os «desafios atuais à catequese» a partir do capítulo X do Diretório

«A catequese diante dos cenários culturais contemporâneos» foi o tema apresentado esta tarde no 49º Interdiocesano de catequistas da zona Centro. Maria Luísa Boleo, catequista e catequeta apresentou aos participantes os principais desafios com que o setor se depara no mundo atual para que “o querigma chegue à Humanidade de hoje”.

“Hoje não é possível desligar a catequese do dado cultural que nela intervém, e influencia-a na sua poliedricidade”, afirmou.

A catequeta alertou para “a indiferença e o sincretismo” como dois dos grandes riscos com que se depara a transmissão da fé e sustentou e necessidade de “um olhar de fé perante a sociedade”.

“A comunidade eclesial deve olhar para a sociedade humana com olhar de fé. Este rosto multiforme da realidade convoca ao aparecimento de muitas mentalidades que são um desafio sempre novo à transmissão do querigma”, apontou.

Perante mais de três centenas e meia de catequistas, Maria Luísa Boleo considerou a urgência de uma “educação que ajude a pensar criticamente e que promova a assunção e formulação de valores”.

“A missão do catequista hoje é por demais complexa porque os diferentes lugares de vivência social constituem-se como um desafio à descoberta de Deus”, alertou.

Perante a complexidade sociológica atual, e tendo em conta as novas linguagens no âmbito do virtual a catequeta considerou ser prioritário a “formação de catequistas com grande segurança doutrinal, bíblica e litúrgica”.

“Só deste modo seremos capazes de adequar o querigma a cada cultura e a cada povo no respeito e na valorização das suas tradições e promovendo uma simbiose entre fé e vida”, concluiu.

Após a última conferencia do dia os catequistas participam em ateliês para o aprofundamento de alguns dos cenários apresentados no capítulo X do Diretório para a Catequese, com temas como «Catequese e mentalidade científica», «Catequese e cultura digital», «Catequese e bioética», «Catequese e integridade da pessoa e Opção pelos pobres», «Catequese e compromisso ecológico».

Educris|14.02.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades