Formação em ensino à distância contou com três centenas de docentes

SNEC apoiou três formações em plataformas de ensino à distância durante o mês de abril

Google Classroom, Zoom e Microsoft Teams foram as ferramentas em análise nas formações para docentes de Educação Moral e Religiosa Católicas que decorreram de 20 a 29 de abril.

A iniciativa, apoiada pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, pretendeu “concretizar um plano de ensino à distância para a EMRC” dotando os docentes “de competências técnicas para o manuseamento das ferramentas digitais”.

“Estas formações procuraram ser um contributo aos professores para esta emergência reinventiva de espaços, processos e metodologias no acompanhamento dos seus alunos”, sustenta António Cordeiro, coordenador da disciplina no SNEC.

Os formadores, Carlos Moreira, Bento Oliveira e Jaime Barbosa, também eles docentes de EMRC, mostraram-se “satisfeitos pela adesão dos colegas e pelo espírito positivo criado” nas várias sessões.

“Quisemos estar próximos de cada secretariado diocesano e respetivos professores na oferta de respostas o mais expeditas e eficazes possível”, afirma António Cordeiro.

No total as diferentes formações contaram com cerca de três centenas de docentes.

Recursos online otimizados

No sentido de dotar os professores de mais alternativas o Departamento de EMRC no SNEC, em comunhão de esforços com a Equipa Nacional da EMRC, tem vindo a disponibilizar recursos digitais no Portal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CCECDF).

Os recursos estão, agora, a ser otimizados para uma versão em MP4 de mais fácil acesso. Neste momento os docentes têm ao seu dispor mais de uma centena de recursos virtuais.

Para breve estimam-se a apresentação de mais novidades para apoiar o trabalho desenvolvido pelos docentes em regime de aulas virtuais.

Educris|30.04.2020 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades